Turismo

Loja de Turismo do Aeroporto Sá Carneiro aumenta procura em 5%

A loja interativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal do Aeroporto Sá Carneiro (Porto) registou em outubro um aumento de procura de turistas de 5% face ao mesmo período de 2015, informou hoje fonte oficial.

Dados fornecidos hoje à Lusa pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) indicam que a Loja de turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro registou 21 mil visitantes em outubro transato (mais 5% do que em outubro de 2015), e que a estada média dos turistas aumentou para quatro a cinco dias, um facto que vem "sustentar o esbatimento da sazonalidade" e elevar o produto turístico 'City Short Breaks', como um dos mais procurados.

Os visitantes franceses estão no topo das nacionalidades que procuram o Porto e Norte de Portugal registando-se em outubro um aumento de 3%, em relação ao mês de outubro de 2015.

Espanha e Reino Unido são outros dos países que mais enviaram em outubro turistas para a região Norte portuguesa, assim como países do Leste Europeu que registam um aumento de 113% face ao mesmo período do ano passado, sendo uma das principais justificações a existência de "voos regulares da WizzAir de Budapeste (Hungria) e Varsóvia (Polónia)", explica a TPNP.

O alojamento local, designadamente os hostels, 'guest houses', e apartamentos turísticos, também registaram um aumento na ordem dos 3%, em relação ao período homólogo de 2015, acrescentou a TPNP.

Em outubro deste ano, o produto turístico que mais interessou foi a gastronomia e vinhos, com aumentos de 3%, assim como o 'touring' cultural, designadamente as vindimas no Douro, cruzeiros e o turismo vínico, que aumentou 1% face ao mesmo período de 2015.

O volume de vendas também aumentou para mais 5% face a igual período de 2015, faturando "um total de 74 mil euros. O total acumulado no ano de 2016 cifra-se, atualmente, em 582 mil euros.

Na Loja Interativa de Turismo do Porto Welcome Center, criada este verão na Baixa do Porto, junto à histórica estação de comboios de São Bento, registou, por seu turno, nos três meses de abertura "mais de 50 mil pessoas", indicou a TPNP.