Turismo

Há viagens com preço abaixo do subsídio

Ir e vir ao Continente sem burocracias, nem comparticipações e outras complicações também é possível para residentes. Basta procurar até porque há viagens de ida e volta a menos de 86 euros, nalguns casos, daquelas que no anterior regime lhe rendiam 60 euros. Damos-lhe alguns momentos distintos, susceptíveis de serem concorridos: o feriado de 8 de Dezembro, o Natal e passagem de ano e o Carnaval.

Por altura do Carnaval consegue bilhete na easyJet por 81,90 euros saindo do Funchal na manhã de 5 de Fevereiro e regressando de Lisboa na noite de 9 de Fevereiro. Curiosamente, nas mesmas datas e sensivelmente nos mesmo horários, a viagem na TAP custa 310 euros! Só compensa se levar bagagem de porão que está abrangida pela tarifa pois nas companhias 'low cost', por enquanto, um mala de 20 kg custa 50 euros por percurso.

Se o destino for o Porto, é possível partir na Transavia a 6 de Fevereiro e regressar a 13 do mesmo mês por 80 euros. Por sinal, se quiser ir ao Norte entre 5 e 12 de Dezembro e aproveitar o feriado da Imaculada Conceição paga o mesmo valor na mesma companhia.

Para aproveitar o feriado de 8 de Dezembro, se a escolha for na TAP, partir na madrugada de sexta-feira 4 de Dezembro e regressar na manhã de 9 de Dezembro custa 96 euros, neste caso com direito a 10 euros de reembolso. Na mesma altura, já com cheiro a festa, por 75 euros é possível ir na noite de 4 de Dezembro e regressar na manhã de 11 na easyJet.

Passar o Natal e fim-de-ano fora da Madeira também é hipótese a preços que dispensam subsídio. Na easyJet é possível partir a 21 de Dezembro do Funchal e regressar de Lisboa a 4 de Janeiro por 64 euros. Na Transavia, por 80 euros, sai do Funchal a 22 de Dezembro e regressa a 2 de Janeiro. Na TAP,  nesta mesma data as viagens custam 158 euros com certeza que, apesar do adiamantamento a 60 dias, não paga mais do que 86 euros.

Já gora, se depois das eleições legislativas lhe apetecer recuperar forças nos Açores, a SATA cobra quase 117 euros, menos 2 que o tecto definido pelo subsídio para residentes, isto se partir do Funchal a 10 de Outubro e regressar a 18 do mesmo mês.

Estas simulações foram feitas às 18h de ontem. Amanhã trazemos-lhe novos cenários.