Turismo

Madeira tem de assumir os desafios da criação de valor e da maximização de receitas

"O destino Madeira tem de assumir os desafios da criação de valor e da maximização de receitas como fulcrais para o seu futuro próximo. Os números que apresenta, em comparação com destinos concorrentes, são manifestamente inferiores e há que inverter essa situação. Para isso, é fundamental trabalhar a consistência e periodicidade da informação".

Esta é uma das recomendações que resulta da análise ao 'Cliente do Futuro' , o tema do primeiro painel da IX Conferência Anual de Turismo, evento organizado pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas e realizado no Funchal a 15 de Maio.

Deste espaço de debate onde foram abordados  “O desafio demográfico”, “Baby boomers versus Millennials”  resultaram as seguintes conclusões e recomendações.

Conclusões

- Para melhor percebermos as tendências de Turismo devemos em primeiro lugar estudar as tendências gerais das sociedades e da economia em geral. É, portanto, relevante criar parâmetros de medição da felicidade na avaliação da performance económica;

- O progresso só tem importância se promover a felicidade e crescimento económico não é condição automática de aumento do bem-estar. A satisfação do ser humano resulta da conjugação de uma série de factores como as condições de acesso à saúde, o aumento dos níveis de educação, o incremento da esperança média de vida, a diminuição dos índices de pobreza, o aumento da oferta de emprego, o respeito pela sustentabilidade ambiental ou o decréscimo da solidão;

- Pela primeira vez na história da humanidade, podemos encontrar no mercado de trabalho quatro gerações em simultâneo: - os “Millennials”; a “Generation X”; os “Baby Boomers” e; os “Matures”;

- Todas estas diferentes gerações têm comportamentos diferentes e necessidades díspares. Uns precisam de estar mais conectados; outros partilham a sua vida e relacionam-se de maneira diferente; têm perfis de consumo diferenciados; acedem à informação por meios e formas diversas; dispõem do tempo e do dinheiro de forma distinta;

- As megatendências identificadas como de maior relevância são as alterações demográficas e os avanços tecnológicos. As pessoas com mais de 60 anos crescerão, até 2050, 21%. Os “Matures” e os “Baby Boomers” são as gerações que mais crescerão.

- Existe uma exigência muito grande, transgeracional, na capacidade de adaptação célere dos produtos turísticos às exigências, às tendências. Ao mesmo tempo, pede-se uma maior personalização da oferta e um cuidado extremo com a privacidade dos dados.

Recomendações

- Não é possível substituir as diferentes áreas da nossa vida. Trabalho, lazer, afectos e acumulação material são necessários, em conjunto, para nos sentirmos bem e, como destino turístico, temos de saber responder a este desafio de complementaridade;

- O destino Madeira tem de assumir os desafios da criação de valor e da maximização de receitas como fulcrais para o seu futuro próximo. Os números que apresenta, em comparação com destinos concorrentes, são manifestamente inferiores e há que inverter essa situação. Para isso, é fundamental trabalhar a consistência e periodicidade da informação;

- Temos de conhecer a procura. Numa altura em que crescem as gerações mais velhas, que têm mais disponibilidade monetária, de tempo e que podem inclusivamente ajudar a resolver a questão da sazonalidade, a idade média do turista decresce, sem aparente explicação;

- A colaboração entre os vários operadores e as diferentes entidades, sejam elas públicas ou privadas, é essencial, até para uma melhor compreensão dos mercados emissores e para uma adequada identificação de novas oportunidades que conduzam ao desenvolvimento de soluções inovadoras.