Turismo

Lisboa cria gabinete de apoio a empresários da hotelaria e restauração

A Câmara de Lisboa e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) inauguraram o Gabitur, um gabinete em que os empresários com alojamentos turísticos e restaurantes podem fazer registos e licenciamentos.

As duas entidades assinaram, na sede da associação, em Lisboa, um protocolo que, segundo o presidente da câmara, Fernando Medina, responde às necessidades da cidade no setor no turismo, ajudando a desenvolver restaurantes e alojamentos e facilitando o empreendedorismo local.

Entre essas necessidades está o apoio ao recenseamento das unidades de alojamento local, apontou.

Segundo o presidente da AHRESP, Mário Gonçalves, os empresários com alojamentos e espaços de restauração encontrarão no Gabitur – Gabinete de Informação e Apoio ao Turismo o “ponto de contacto com a autarquia de Lisboa”.

Neste gabinete é possível registar alojamentos locais, licenciar a atividade de restauração, conseguir apoio sobre operações urbanísticas para um empreendimento turístico e obter informação de apoio especializado para o negócio.

Ao facilitar a abertura e a gestão de um negócio, os promotores da iniciativa querem fazer da cidade de Lisboa “a maior capital turística do mundo”.