Turismo

Hotel Jardim Atlântico promove ambiente

Pelo sétimo ano consecutivo o Hotel Jardim Atlântico reuniu os seus hóspedes e seus colaboradores e juntamente com elementos da Marinha, do Parque Natural da Madeira, da Câmara Municipal da Calheta, da Junta de Freguesia do Paul do Mar, da empresa de observação de cetáceos H2O Madeira e estudantes da Escola da Calheta, recolheram o lixo de toda a orla marítima da Freguesia do Paul do Mar com uma extensão de aproximada de 2.500 metros.

"Tínhamos planeado a limpeza do fundo marinho no Cais do Paul do Mar e na costa, contudo as condições do mar não foram favoráveis. Dividimo-nos em duas equipas na limpeza da praia, uma equipa iniciou na Ribeira das Galinhas em direção ao Cais e a outra no sentido contrário e assim fomos capazes de abraçar toda a costa desta Freguesia, recolhendo aproximadamente 3 metros cúbicos de resíduos indiferenciados, de construção civil e embalagens diversas", revela o hotel.

O grande objectivo desta acção é essencialmente sensibilizar a população local para ter um maior cuidado com o seu meio ambiente. "Por isso a presença dos nossos hóspedes causou alguma atenção. São turistas que vêem a nossa Ilha com uma Natureza já premiada, reconhecida e classificada como Património Mundial pela UNESCO", sublinha a unidade hoteleira do Paul do Mar.

O hotel assume ter ficado surpreendido com o facto de este ano ter recolhido metade da quantidade de lixo do que no ano passado. "Provavelmente e entre muitas das causas possíveis, ficar a dever-se à maior sensibilização da população bem como uma consequência indireta da crise", sublinha.

Esta actividade esteve inserida no Mês Verde que o Hotel Jardim Atlântico promoveu e que terminará no próximo dia 11 de Outubro com inúmeras atividades envolvendo os hóspedes, colaboradores e várias entidades públicas e privadas na divulgação do Rótulo Ecológico Europeu, tendo sido esta Unidade Hoteleira a primeira na Península Ibérica a ostentar este Prémio em 2004.

A origem de todos os produtos que ostentam este Rótulo é mais ecológica e amiga do ambiente que os demais. "Por outras palavras, os produtos ou serviços com a Flôr Europeia causam um impacto ambiental muito inferior que os demais. As atividades desenvolvidas para além do cariz ambiental também procuram envolver os hóspedes na nossa cultura e tradições típicas da nossa Terra, não só através de visitas a Museus e Centros mas também na concretização de conferências temáticas", revela o hotel em comunicado.