Turismo

Turismo de Lisboa planeia investir 5 milhões em promoção no Brasil em cinco anos

Lisboa planeia investir cinco milhões de euros em ações promocionais no Brasil, em cinco anos, para aumentar o peso daquele mercado emissor de turistas na capital portuguesa, afirmou Vítor Costa, diretor-geral da entidade regional de Turismo da cidade.

Vítor Costa, que está a participar na principal feira de turismo do Brasil, a ABAV Expo 2014, em São Paulo, disse à agência Lusa que o Brasil será uma das três prioridades no próximo Plano Estratégico, que será lançado ainda este ano, com diretrizes para os próximos cinco anos.

O Orçamento e as ações específicas ainda estão a ser definidos, mas, segundo o diretor-geral do Turismo de Lisboa, o investimento em promoção no Brasil será de cerca de um milhão de euros ao ano, face aos atuais 200 mil euros no mesmo período.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais turistas na cidade - atrás da Espanha-, com 800 mil dormidas ao ano.

A estratégia para alavancar esse número passa por aprofundar os conhecimentos nos segmentos específicos de possíveis turistas, como a classe média, e nas regiões brasileiras, para depois promover Lisboa de forma direcionada a cada público.

"Vamos aprofundar o conhecimento dos segmentos específicos e das regiões. O Brasil não pode ter tratamento generalista, é um continente", afirmou Vítor Costa.

Os visitantes potenciais são os que usam Lisboa como 'hub' e aqueles provenientes de cidades com novos voos da TAP diretos para Portugal: Manaus e Belém. O segundo passo será captar também os brasileiros que costumam viajar para outros destinos, e que podem passar a escolher Lisboa.

Cinco entidades regionais de Turismo estão a participar na ABAV Expo 2014, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem até o dia 28. O "stand" português conta ainda com a presença de representantes de 13 empresas.

O presidente da ABAV, António João Monteiro de Azevedo, afirmou que falta um esforço de divulgação de Portugal na imprensa, para o público final, para aumentar o interesse dos brasileiros pelo destino.

Já Vítor Silva, do Turismo do Alentejo, realçou que a classe média brasileira é "ávida por viajar", e que a entidade regional está a fazer parcerias com operadores e agências de viagens locais para conquistar esses clientes.

A estratégia para o país, segundo Vítor Silva, inclui a promoção do Alentejo com Lisboa, e o investimento de 20% da sua verba para a promoção internacional no Brasil.