Turismo

Festival Colombo garante 65% à hotelaria do Porto Santo

Ver Galeria

O Porto Santo prepara-se para reviver, em pleno, a passagem de Cristóvão Colombo pela ilha. Tudo graças ao Festival Colombo que, pela cenografia que apresenta, pela história que simboliza e retrata e pela mobilização que traduz, acaba por ser um evento de natureza diferente daquela que outros eventos de animação turística possuem.

Durante três dias, entre 18 e 20 de Setembro, a chegada de Cristóvão Colombo ao Porto Santo, a sua recepção pelo Capitão Donatário, o seu casamento e alguns episódios da sua vida pessoal irão ser recriados, com muita animação à mistura, num ambiente festivo que simula o quotidiano quinhentista.

Neste ambiente, destacam-se, como já é habitual, a Feira, as arruadas, o cortejo de recepção, a guarnição militar, as cenas teatrais e a animação constante, assente na música e nas danças daquela época que, este ano, envolvem mais alunos da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, assim como mais turistas, que integrarão o Cortejo de abertura desta quinta-feira.

A última sondagem à hotelaria efectuadaa 16 de Setembro revela que a taxa média de ocupação prevista para o período do Festival, apresenta um ligeiro crescimento face à sondagem avançada aquando da Conferência de Imprensa de apresentação do programa, situando-se, agora, nos 65%.

Em termos de programa propriamente dito, e à semelhança do que aconteceu nas últimas edições, destacam-se a tradicional Feira Quinhentista, com animação, artesanato e gastronomia, nos três dias do Festival, a partir das 19.00 horas, cuja abertura, amanhã, dia 18 de Setembro, marca o arranque do Festival. À semelhança do que tem vindo a acontecer, o objectivo passa por promover e destacar tanto o artesanato como a gastronomia locais, característicos do Porto Santo, assim como os seus produtos mais típicos na produção agrícola.

Também amanhã, dia 18 de Setembro, há o desembarque de Cristóvão Colombo, na Praia em frente à Praça do Barqueiro, a partir das 20.00 horas, seguindo-se, depois, o Cortejo de recepção, apresentando o seguinte itinerário: Praça do Barqueiro, Av. Dr. Manuel Gregório Pestana Júnior, Av. Henrique Vera de Castro, largo do Pelourinho, Casa de Colombo, Rua Dr. Nuno S. Teixeira, Rua Bartolomeu Perestrelo, Av. Dr. Manuel Gregório Pestana Júnior e Av. Infante D. Henrique.

Como novidade, destaca-se a criação, na Alameda Infante D. Henrique, de um cenário para efeitos de fotografia já solicitado pelos turistas em outras edições, assim como a Exposição de Fotografia “Viver hoje Quinhentista”, uma mostra que estará patente ao público, nos três dias do Festival, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.

Isto para além, naturalmente, dos espetáculos que terão lugar na Praça do Barqueiro, de toda a cenografia e de todas as atuações e encenações que este Festival engloba e propiciará ao longo dos três dias.

Toda a animação será desenvolvida no período entre as 19.00 horas e as 24.00 horas, período que, já em anos anteriores, revelou maior afluência de pessoas aos eventos que faziam parte deste Programa. A ideia é que todos possam assistir a mais e melhores espetáculos, nas alturas em que demonstram maior disponibilidade e possam não apenas desfrutar como participar, ativamente, nos mesmos.