Turismo

42% dos hoteleiros esperam uma taxa de ocupação entre 61 a 80%

Os empresários da hotelaria estão mais otimistas com o verão este ano, quer no que diz respeito à subida da taxa de ocupação quer em termos do preço médio por quarto vendido, segundo um inquérito da AHP hoje divulgado.

A presidente da direção executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, disse hoje, em conferência de imprensa, que, "é claramente um verão que os hoteleiros estimam ser interessante e positivo".

O Inquérito AHP Monitor - 'Perspetivas de verão', levado a cabo pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP, revela que 42% dos hoteleiros esperam uma taxa de ocupação/quarto entre 61 a 80%, quando em 2013 apenas 33% dos empresários do setor estimavam que estes números viessem a ser uma realidade.

Ainda dentro das expetativas da ocupação por quarto, este ano 48% dos inquiridos acredita que esta taxa vai ser melhor do que no verão de 2013, ao passo que no ano passado apenas 35% dos associados acreditavam numa melhoria face ao período homólogo.

Já no que diz respeito ao preço médio por quarto vendido - uma das grandes queixas do setor -, 46% dos associados da AHP acreditam agora que este "vai ser superior", quando no ano passado apenas 16% acreditava nisso.

"Esta é a maior revolução das expetativas. Neste momento só 11% acham que o preço médio vai ser pior que no verão de 2013, quando no ano passado 51% achava que ia ser pior e só 16% melhor", disse Cristina Siza Vieira, acrescentando que os empresários mais pessimistas serão, porventura, "os que são mais dependentes do mercado interno e espanhol".

Quanto às expectativas em termos dos principais mercados da hotelaria para o verão 2014, os empresários acreditam maioritariamente que serão os turistas de Portugal e Espanha, seguidos de França, Alemanha, Reino Unido, Brasil e Holanda, por ordem decrescente.

"À exceção da Madeira e do Algarve, os hoteleiros colocam sempre os portugueses à frente" como o seu principal mercado, disse a responsável.

Cristina Siza Vieira destacou ainda que se estima uma melhor "performance [comportamento] do mercado espanhol e francês", sendo que França passa de sexto mercado em 2013 para terceiro mercado em 2014".

De realçar, no entanto, que os empresários com hotéis nos Açores são os mais pessimistas, a acreditar numa pior taxa de ocupação este verão e menos turistas portugueses no arquipélago.

O inquérito da AHP - cujos associados representam mais de 60% do número de quartos da hotelaria nacional, segundo a associação - foi realizado entre 20 e 30 de maio de 2014, com uma amostra de 32%.