Turismo

MSC vai construir mais dois navios

A MSC Cruzeiros e a STX France assinaram uma carta de intenções para a construções de dois navios de cruzeiros e a opção de outros dois, um marco na história da companhia, que inaugurou o seu 12.º navio em 2013.

O início da construção está agendado para a Primavera de 2015 e dois navios deverão ser entregues em 2017 e 2019, sendo que, entre as novas características, haverá também camarotes especialmente concebidos para famílias, uma zona alargada no MSC Yacht Club, o clube privado inteiramente auto-suficiente situado na prestigiada parte dianteira dos decks, que será agora complementado com um enorme solário, um restaurante e sala lounge privada e suites duplex.

Os navios terão 315 metros de comprimento e 43 metros de largura, 167.600 toneladas de arqueação bruta, apresentando 2.250 camarotes para passageiros e cerca de 820 camarotes para a tripulação, o que representa uma capacidade para 5.700 passageiros e 1.536 tripulantes, no total.

Este contrato com os estaleiros franceses vale 16 milhões de horas de trabalho para a STX France e os seus subcontratados, nove milhões para o protótipo e sete milhões para a segunda unidade. “O contrato será vinculativo quando o pacote financeiro for garantido”, lê-se numa nota da empresa.

Esta carta de intenções foi assinada no Hôtel de L’Industrie, em Paris, onde estiveram Gianluigi Aponte, Presidente do grupo MSC, Laurent Castaing, Director Geral da STX France e Pierre Moscovici, Ministro Francês das Finanças e Economia, assim como Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises e Gianni Onorato, CEO da companhia.

Para o presidente executivo, “crescimento e desenvolvimento sempre foram as características que têm definido a MSC desde o início da nossa jornada no mundo dos cruzeiros. O lançamento deste protótipo e a construção dos dois novos navios vêm confirmar o nosso compromisso com o crescimento e para um maior desenvolvimento. A MSC Cruzeiros irá expandir sua capacidade em 31%: vamos enriquecer incrivelmente a nossa oferta a bordo e vamos ampliar os nossos horizontes para garantir que conseguimos satisfazer a crescente procura mundial, em todas as regiões. Uma vez mais, a nossa parceria de longa data com o estaleiro STX provou ser a chave para estes planos.”

Já Laurent Castaing, director-geral da STX France, afirmou: “Estamos verdadeiramente orgulhosos por construir esta nova geração de navios para a MSC Cruzeiros, um parceiro de longa data muito estimado por nós. Investimos imenso em R & D e design para nos certificarmos que o novo navio bandeira da MSC Cruzeiros será verdadeiramente incomparável. A última negociação comercial foi particularmente desafiante, à luz do contexto competitivo global de hoje em dia, na indústria da construção naval. Gostaria ainda de salientar que o competitivo acordo assinado com os sindicatos foi decisivo para alcançar a assinatura desta carta de intenções.”