Turismo

Mais de 600 mil passageiros de navios de cruzeiro chegaram ao porto de Lisboa

Mais de 600 mil passageiros e 300 mil tripulantes  chegaram em navios de cruzeiro ao porto de Lisboa, no ano passado, disse  hoje o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Os números foram avançados na cerimónia de inauguração das instalações  do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no porto de Lisboa.

"Isso significa um trabalho acrescido a que o SEF tem de responder com  qualidade, para contribuir, no âmbito das suas competências, para o setor  do turismo", disse Miguel Macedo, adiantando que o SEF terá agora "melhores  condições para exercer as competências de controlo das fronteiras".

Segundo o ministro, as novas instalações vão permitir que o SEF "responda  melhor à procura crescente de entrada, por via marítima, de turistas em  Portugal".

O porto de Lisboa cedeu as instalações ao SEF, tendo o investimento  ficado em cerca de 60 mil euros.

Na cerimónia, o diretor nacional do SEF, Manuela Jarmela Palos, afirmou  que o serviço controlou, no ano passado, no porto de Lisboa, quase um milhão  de pessoas e cerca de 3.000 embarcações, além de ter emitido mais de 2.000  vistos e concedido mais de 200 mil licenças de acesso à zona internacional  do porto de Lisboa.

O mesmo responsável disse ainda que o risco migratório na fronteira  marítima de Alcântara se mantêm no nível baixo.

Na ocasião, o ministro indicou também que, nas próximas duas semanas,  vão ser inauguradas instalações da PSP e da GNR, integradas nas 52 obras  que estão em curso no Ministério da Administração Interna.