Turismo

Festival do IVBAM excede expectativas

O segundo Festival do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira terminou, ontem, com um “balanço muito positivo”, feito pela organização.

Rita Galvão, chefe de divisão de promoção do IVBAM, entidade organizadora, diz que as expectativas foram largamente ultrapassadas, essencialmente no que diz respeito à adesão de turistas: “Foi extraordinária.”

Não significa isto que não tenha havido muitos madeirenses a irem até ao Instituto do Vinho para ver e participar no festival, mas o objectivo era ter uma participação semelhante entre turistas e madeirenses, o que não aconteceu.

Os turistas procuraram o festival durante os três dias do evento, ao longo de cada dia, enquanto os madeirenses concentraram as visitas nas partes da tarde e inscreveram-se nas várias actividades desenvolvidas.

Rita Galvão diz que, como qualquer evento, é sempre possível melhorar o festival e é isso que vai ser tentado numa próxima edição. Ainda não está definido se será daqui a dois anos ou antes.A primeira edição foi há dois anos e a segunda no último fim-de-semana.

Apesar das vendas terem sido agradáveis, esse não era o único objectivo e, eventualmente, nem o principal. A promoção dos produtos madeirenses, tradicionais e contemporâneos, foi um objectivo alcançado.

22 comerciantes presentesO segundo Festival do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira teve a participação de 13 artesãos, de artesanato tradicional e contemporâneo; 3 empresas de Bordado Madeira e do estilista Hugo Santos, e de 6 produtores de Vinho Madeira e de vinho de mesa.

Alguns dos participantes revelaram-se satisfeitos com as vendas, por terem compensado a presença no evento. Outros nem tanto. Disseram-nos que vendiam mais nas suas lojas convencionais no Funchal, mas também não estavam desagradados, até porque as condições do espaço melhoraram, relativamente à primeira edição.

O Festival incluiu, nos últimos três dias , um seminário vinícola, provas de vinhos, ‘workshops’ de Bordado Madeira, ‘show cookings’, ‘workshops’ de tapeçaria e de culinária, contos para crianças...