Turismo

Hoteleiros com previsões optimistas para o Natal e fim-de-ano

A Associação de Hotelaria de Portugal (AHP)  prevê um Natal e uma passagem de ano com melhores resultados do que os de  2013, e estima que 2014 encerre com melhorias na taxa de ocupação e no preço  por quarto (RevPar).

"Prevemos terminar o ano com uma taxa de ocupação média de 61% e um  RevPar (preço por quarto disponível) de 41 euros", representando face a  2013 aumentos de 2,48 pontos percentuais e 5,67%, respetivamente, disse  a presidente executiva da associação, Cristina Siza Vieira, num encontro  em Lisboa com a imprensa.

A associação estima ainda encerrar este ano ultrapassando os 15 milhões  de hóspedes e as 45 milhões de dormidas, e acredita que as receitas -- que  até setembro foram de oito mil milhões de euros -- deverão atingir os 10  mil milhões de euros.

Com base num inquérito aos associados, a AHP diz a perspetiva para  2015 é positiva, seja em termos de receitas, taxa de ocupação, preço médio  por quarto ocupado e RevPar.

"Tradicionalmente, os empresários são mais prudentes quanto ao preço  médio por quarto, mas surpreendentemente este ano 64% diz que o preço vai  ser superior", afirmou.

O inquérito revela ainda que os empresários identificam os custos da  água, gás e eletricidade e o quadro fiscal como os principais constrangimentos  à sustentabilidade do negócio, e que abrandaram na intenção de encerrarem  as unidades hoteleiras no inverno.

As estimativas da hotelaria indicam ainda que as regiões norte, centro,  Lisboa e Madeira vão ser as que no final do ano vão ter as melhores taxas  de ocupação por quarto e o melhor RevPar, face a 2013.