Turismo

Empresa HF promove destino e transporte sustentável

A Empresa Horários do Funchal tem vindo a desenvolver, no âmbito do projeto SEEMORE, um conjunto de iniciativas, no sentido de assegurar a promoção do transporte público e do transporte sustentável, junto de toda a população e, em especial, daqueles que visitam a Região. Foram estabelecidas parcerias, protocolos de cooperação e criados roteiros turísticos e material gráfico especifico de promoção, que acabam por beneficiar os utentes da empresa, não apenas em matéria de descontos em bens e serviços como, também, numa óptica de informação sobre o destino, fundamental para os turistas que usam os serviços da empresa.

É o caso da parceria estabelecida entre a Horários do Funchal a Direção Regional dos Assuntos Culturais, assim como com a Câmara Municipal do Funchal, através das quais os utentes da Horários do Funchal, mediante a apresentação de títulos adquiridos no âmbito do “Kit turista”, usufruem de descontos nas visitas aos Museus.

Na Gare Marítima da Madeira – Porto do Funchal foi colocada informação que visa a promoção do bilhete de um dia, aquele que mais se adequa ao turista que visita a Região, por via marítima.

Também nesta linha de intervenção, especialmente direcionada aos turistas, foram elaborados, na aplicação “Planear Viagem”, quatro roteiros específicos, facilitando-se, assim, aos utilizadores desta aplicação, viagens a locais de interesse turístico, bem como foi criado um vídeo promocional, orientado para o turista e para a mobilidade sustentável, que pode ser visto no site da empresa ou no canal youtube. Merece aqui destaque, também, a concretização de um guia áudio para a carreira 81 – Curral das Freiras, que permite conhecer um pouco da história local, durante a viagem, assim como a preocupação da empresa em promover os eventos do calendário de animação turística e, igualmente, os eventos regionais, tanto quanto o acesso aos mesmos, através do transporte público.

Ainda nesta lógica, importa aqui referir que a Horários do Funchal tem vindo a editar e a distribuir diverso material promocional, relativo a alguns pontos turísticos cujo acesso pode ser realizado através dos seus serviços, sendo que, dessas edições, merece destaque, a versão impressa do guia “Descobrir a Madeira de autocarro”.

Já numa óptica direcionada aos utentes em geral, importa sublinhar que, em breve, serão instalados, em alguns estabelecimentos de saúde e na Universidade da Madeira, painéis de informação ao público, em tempo real, bem como serão disponibilizados novos dados, acerca da Horários do Funchal, no Google Maps

Por fim, merece aqui especial referência o protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos que, no âmbito da medida “amigo do transporte público”, possibilita, ao utente da empresa e mediante a apresentação de um título de transporte válido, o usufruto de descontos nos estabelecimentos comerciais, uma iniciativa que já teve resultados no Curral das Freiras, nos estabelecimentos aderentes. Esta medida visa a promoção das localidades turísticas e, em breve, serão formalizados mais acordos com outros municípios.