Turismo

Festival da natureza anima Madeira depois das eleições

A secretária regional da Cultura, Turismo e  Transportes da Madeira garante que a III Edição do Festival da Natureza  visa criar mais um momento de animação do destino turístico madeirense direcionado  a um nicho mais ativo.

O Festival da Natureza da Madeira realiza-se entre 30 de setembro e  06 de outubro e desdobra-se pelos concelhos do Funchal e de Machico com  várias manifestações desportivas, de lazer e culturais com particular destaque  para o Madeira World Games.

De acordo com Conceição Estudante, a ocupação hoteleira para este período  ronda os 72 por cento.

"O objetivo é criar mais um momento de animação vocacionado para um  nicho de mercado que gosta de desfrutar da natureza de uma forma mais ativa  e desportiva", disse em conferência de imprensa.

A responsável pelo turismo madeirense revelou que o Madeira World Games  (Jogos Internacionais da Natureza) já conta com 500 inscrições e decorrerá  em Machico e na freguesia do Porto da Cruz e abarca atividades de bodyboard,  canoagem, natação em águas abertas, provas de orientação urbana noturna,  trail running e BTT endurance.

Nas placas centrais da Avenida Arriaga, na cidade do Funchal, terão  lugar também experiências de escalada, circuito natural de BTT, iniciativas  de sentir a natureza através de percursos de pés descalços, jogos da natureza  e tradicionais como corridas de carros de pau e de verga entre outros.

Haverá ainda no Largo da Restauração a reconstituição de um pequeno  arraial madeirense com mostra de artesanato, gastronomia regional e atuação  de grupos folclóricos.

Exposições de atividades da natureza em áreas protegidas pelo serviço  do Parque Natural da Madeira e projeção de vídeos sobre várias vertentes  da natureza madeirense como a floresta da Laurissilva (Património Natural  Mundial pela UNESCO) e a Reserva da Biosfera de Santana são outras manifestações  do Festival.

O Festival envolve um milhar de pessoas e um investimento de 50 mil  euros do Governo Regional.