Expotur de Cabo Verde com a presença da Solférias, Soltrópico e TAP
Os operadores turísticos Solférias e Soltrópico e a TAP-Portugal são as empresas portuguesas presentes na 5.ª Feira de Turismo de Cabo Verde (Expotur13), que decorre de sexta-feira a domingo na ilha cabo-verdiana do Sal.
O certame, realizado todos os anos, é promovido pela Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), tendo o respetivo presidente do Conselho de Administração, Luís Cardoso, indicado que, à semelhança das edições anteriores, vai ser apresentada toda a oferta turística cabo-verdiana.
"Queremos mostrar aos visitantes, operadores e expositores presentes que o destino turístico Cabo Verde é composto pela diversidade, fazendo jus ao slogan do evento 'Nôs Terra, Nôs Diversidade' ('Nosso País, Nossa Diversidade')", explicou Luís Cardoso.
A feira será montada num espaço descampado na cidade turística de Santa Maria (sul da ilha do Sal), onde será erguida uma estrutura logística numa área de 1.200 metros quadrados para exposição dos mais variados produtos, podendo albergar até 80 expositores. "Há interesses de muitas empresas, mas temos de reforçar o marketing e a comunicação para atrair mais participantes. Abordamos países predominantemente emissores do turismo cabo-verdiano", disse, aludindo à Alemanha, Reino Unido, Portugal e Itália, os mais influentes.
Nesta edição, cuja abertura será presidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, participam entidades governamentais, instituições públicas e privadas, classe política, empresários nacionais e parceiros.
O objetivo da feira passa pelos participantes se inteirarem da dinâmica do mercado turístico a nível mundial e debater os novos desafios, reconhecer os mercados emissores, e recolher experiências, subsídios e contribuições para a melhoria das medidas de políticas e ações direcionadas para o setor do turismo em Cabo Verde.
Cabo Verde, aliás, conheceu nos últimos anos um acréscimo no número de visitantes, em que as entradas dos turistas nos estabelecimentos hoteleiros aumentaram 251% num período de 10 anos, tendo em 2012, pela primeira vez, ultrapassado o meio milhão.
A aposta de Cabo Verde na feira visa também divulgar a marca turística do país, aumentar a perceção da qualidade da oferta turística nacional e promover a cultura nacional, no quadro do desenvolvimento de um turismo sustentável.
A quinta edição da Expotur vai também apostar na promoção da diversidade turística do país, numa "interação privilegiada" com o mercado interno e com os operadores dos mercados emissores.
Além da exposição que contará com a presença de empresas, operadores e instituições nacionais e internacionais, a Feira do Turismo de Cabo Verde pretende oferecer aos visitantes atividades paralelas, como palestras, "workshops" e animação cultural.
Paralelamente à feira, sábado haverá uma conferência internacional intitulada "As Tendências do Turismo Mundial", em que serão apresentados os painéis "A Visão Transversal do Turismo na Europa" e "A Visão Transversal do Turismo na América ".