Turismo

Redução do IVA na restauração é urgente

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares  de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a urgência de haver uma redução do IVA  para o sector, considerando que está em causa a sobrevivência de milhares  de restaurantes e postos de trabalho.

Nas conclusões do conselho nacional da entidade que hoje decorreu, a  AHRESP insistiu que o setor não aguenta a taxa de 23%, recusando-se a desistir  da baixa do IVA na restauração e na hotelaria, que será discutida na quinta-feira  da próxima semana com o FMI.

"Sustentando que a baixa da taxa do IVA nos serviços de alimentação  e bebidas, na restauração e na hotelaria será inevitável e imprescindível  para a recuperação do crescimento económico, a AHRESP alerta para o facto  de a redução do IVA poder já chegar demasiado tarde para a sobrevivência  de milhares de restaurantes e de mais algumas dezenas de milhares de postos  de trabalho no sector", lê-se num comunicado de imprensa.

A AHRESP comprometeu-se ainda a "sensibilizar a opinião pública e os  governantes para o desastre económico que se agravará no setor após o verão",  sublinhando que esta "é uma tarefa que mobilizará os dirigentes da associação  de todo o país".

A associação reúne-se na quinta-feira da próxima semana com a 'troika',  em Lisboa, para reivindicar a descida do IVA para 13% num setor "decisivo  para a economia".

A reunião da AHRESP com a 'troika' ocorrerá no dia 4 de Julho, na sede  do FMI na capital portuguesa, estando o início dos trabalhos agendado para  as 10h00.