Turismo

Portugal vai organizar Mundial 2015 de futebol de praia

A FIFA atribuiu a Portugal a organização do Mundial  de Futebol de Praia 2015, que decorrerá nos areais de Vila Nova de Gaia,  anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O organismo que tutela o futebol mundial decidiu que a candidatura apresentada  pela FPF "é a que reúne mais condições para organizar um evento desta dimensão  desportiva e social", refere um comunicado na página oficial do organismo  português.

O presidente federativo, Fernando Gomes, revelou, em declarações divulgadas  pelo mesmo meio, o seu "contentamento e satisfação" pela decisão da FIFA,  .

O dirigente realçou a cooperação com o Turismo de Portugal e a Câmara  Municipal de Vila Nova de Gaia na "conquista" da organização do certame,  e aludiu ao facto de a candidatura nacional ter batido as do Brasil e Rússia,  "países com poder económico e financeiro mais elevados, o que torna a decisão  ainda mais satisfatória".

Por sua vez, o vice-presidente da autarquia gaiense, Firmino Pereira,  considera "um motivo de grande orgulho para a cidade e um prémio para esforço  do município na valorização da sua orla marítima".

"Será importante para a dinamização do turismo e do comércio local,  com a presença de centenas de pessoas de todo o Mundo, que vão conhecer  Gaia e as suas praias", disse o autarca.

Em nota enviada à comunicação social, o secretário de Estado do Desporto  e Juventude, Emídio Guerreiro, considerou que "esta vitória é mais uma demonstração  da reconhecida capacidade organizativa de Portugal e no caso específico  da Federação Portuguesa de Futebol".

A prova decorrerá na praia de Canide, uma das mais extensas do concelho  gaiense.