Turismo

Governo quer cativar turistas alemães para os segmentos da saúde e bem-estar

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita  Nunes, disse hoje em Berlim que Portugal pretende trocar experiências com  a Alemanha na área do ensino dual de hotelaria e também cativar turistas  alemães para o segmento da saúde e bem-estar.

O anúncio foi feito após um encontro com o seu homólogo alemão, Ernst  Burgbacher, durante o lançamento da Feira Internacional de Turismo de Berlim,  que teve início hoje e decorrerá até dia 10 de março.   Em declarações à Lusa, Adolfo Mesquita Nunes disse que o intuito do  encontro com o secretário de Estado do Turismo alemão foi a criação "de  pontes que permitam que o mercado alemão procure Portugal nas áreas do turismo  de saúde e de bem-estar", assim como a troca de experiências relativamente  ao sistema dual existente no ensino de hotelaria em Portugal.

"É um objetivo do governo estabelecer contactos com a Alemanha nestas  três áreas, de forma a potenciar ainda mais a vinda de turistas alemães  a Portugal", disse o governante português.

Por outro lado, o secretário de Estado explicou que o mercado alemão  é muito importante, pois trata-se do "maior mercado emissor de turistas"  e é necessário "potencializar a oferta em áreas como o turismo de aventura,  cultural, saúde", entre outras, de "forma a cativar mais turistas alemães".  Contudo, Adolfo Mesquita Nunes deixou claro que a presença portuguesa  no certame berlinense não tem apenas o intuito de "consolidar operações  no mercado alemão e europeu, mas também fortalecer o turismo português em  países emergentes".    "O objetivo é vender Portugal, seja através da consolidação em mercados  como o Reino Unido, Alemanha e Espanha, como no fortalecimento em mercados  emergentes", referiu o secretário de Estado, salientando que Portugal "não  vai abandonar os mercados consolidados para apostar apenas nos emergentes,  pois essa seria uma estratégia errada".

Relativamente aos efeitos que a crise que Portugal atravessa possa ter  no mercado alemão, Adolfo Mesquita Nunes diz que não está prevista nenhuma  campanha para melhorar a imagem do país, pois "Portugal não tem nenhum problema  de imagem na Alemanha".   A Feira Internacional de Turismo de Berlim conta nesta edição com a  presença de 55 expositores portugueses, estando representadas sete regiões  do país e empresas das áreas da hotelaria, companhias aéreas, agências de  recetivo, entre outras.   No total, o certame que decorre de hoje até ao próximo dia 10 de março,  terá a participação de cerca de 10 mil empresas ligadas ao turismo que representam  188 países.   Segundo a organização, a última edição de 2012 foi visitada por mais  de 170 mil pessoas.