Turismo

ACIF tem boas estimativas de ocupação hoteleira na Madeira

O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal/Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM) e presidente do Setor de Turismo deste organismo descreve como "muito boas" as estimativas da ocupação hoteleira neste Natal e fim de ano.

José Alberto Cardoso baseia a expectativa num inquérito realizado aos associados da Secção de Hotelaria da ACIF-CCIM entre 03 e 05 de dezembro: o resultado aponta para uma taxa de ocupação estimada para o mês de dezembro de 49,7%, contra a de 42,4% registada em dezembro de 2012, o que representa um crescimento 7,3%.

Quanto à taxa estimada de ocupação no período de final do ano, entre 28 de dezembro de 2013 a 02 de janeiro de 2014, a auscultação aponta para 77,3%, contra 70,9%, ou seja, mais 6,4%.

Estima-se que no dia 31 de dezembro a ocupação seja de 84,8%, quando em 2012 o valor era de 77,7%, havendo um aumento de 7,1%.

A taxa estimada para o dia de Natal é de 55,8%, contra os 50,7% verificados no mesmo dia de 2012, ou seja, há um aumento de 5,1%. "As perspetivas são muito boas", diz à agência Lusa o presidente do Setor de Turismo na ACIF-CCIM.

A 27 de novembro, ou seja, com um mês de antecedência em relação ao final do ano, o diretor regional do Turismo revelou, na conferência de imprensa de apresentação do programa de Festas de Natal e de Fim de Ano, que as previsões indicavam já que a Madeira teria uma ocupação hoteleira superior em 10% à de 2012.

"Para o Fim do Ano estamos com uma taxa de ocupação de 80%, e ainda estamos a mais de um mês desse dia, e para o Natal, que é uma época em que as pessoas passam em família, já estamos com uma ocupação na ordem dos 55% ", disse, então, Bruno Freitas.

Para Bruno de Freitas, "isto significa que, comparativamente aos dados do ano passado, a região está com acréscimos na ordem dos 10%". O Governo Regional investe este ano no programa de animação, iluminação e espetáculo pirotécnico da época festiva 2,5 milhões de euros.

"O feito multiplicador disto na economia é bem visível quanto ao retorno do investimento promocional que se está a fazer aqui", considerou, salientando que, só em navios de cruzeiro, a Madeira receberá nesse dia mais de 20 mil turistas.

O fogo-de-artifício, de oito minutos de duração e subordinado aos 100 anos do porto do Funchal, estará a cargo da Macedos Pirotecnia e consistirá em 34 postos no anfiteatro e litoral do Funchal e um na ilha do Porto Santo, num custo total de 945 mil euros.

O programa de mais de um um mês de festas - 01 de dezembro 2013 a 07 de janeiro de 2014 - envolve cerca de 2.600 pessoas e abarca concertos, espetáculos musicais, atuações de bandas filarmónicas e grupos folclóricos, exposições de presépios, as missas do parto, mostras gastronómicas, ações de receção dos turistas nos portos e aeroportos, a noite do mercado e a aldeia etnográfica com mostra dos usos e costumes da Madeira.