Turismo

Universidade da Madeira quer captar fundos europeus para criar polo de turismo

A Universidade da Madeira está a tentar captar  fundos comunitários para criar um polo de referência para o turismo, avançando  com uma pós-graduação no próximo ano, disse hoje o vice-reitor da instituição.

José Manuel Baptista falava após reuniões que manteve hoje no Parlamento  Europeu, nas quais participaram o secretário regional da Educação da Madeira,  Jaime Freitas, aproveitando a realização do evento "Madeira espera por si"  ("Madeira Awaits You"), promovido durante três dias com o objetivo de divulgar  as potencialidades desta região como destino turístico junto dos deputados  em Bruxelas.

O responsável da academia da Madeira salientou que os vários contactos  estabelecidos visaram "perceber melhor os mecanismos disponíveis para a  investigação e educação, juntar apoio, trabalhar em rede com instituições  internacionais".

"Um dos nossos objetivos na universidade é efetivamente a implementação  de um polo de referência para o turismo", disse José Manuel Baptista, adiantando  que o projeto mais imediato passa pela criação de uma pós-graduação em turismo,  podendo a longo prazo criar-se uma cátedra.

O responsável da universidade referiu que houve oportunidade, nestes  encontros, de "demonstrar, explicar e dar o nome da universidade, as suas  valências, corpos de investigação e também procurar vir a estabelecer contactos  e colaborações para que em rede possa atingir melhor os seus objetivos".

Por seu turno, Jaime Freitas salientou a importância da "conjugação  de esforços" para atingir as metas traçadas no Plano Integrado de Desenvolvimento  Tecnológico e Inovação da Madeira, que aponta o aumento dos investigadores  de 380 para 1.000.

O governante considerou que a investigação é "fundamental" no turismo,  a mais importante atividade económica da Madeira.

"Nesta altura era interessante e útil pensar o turismo com outras vertentes,  alguma capacidade de previsão para poder potenciar a Madeira como destino  turístico", argumentou, sublinhando a importância de aproveitar estar deslocação  a Bruxelas "para aprofundar o conhecimento de todas as estruturas de caráter  financeiro, dos instrumentos que a União Europeia coloca ao dispor para  poder financiar essas atividades de investigação".

O evento "Madeira espera por si" foi promovido pelo eurodeputado madeirense,  Nuno Teixeira, em colaboração com a Secretaria Regional da Cultura, Turismo  e Transportes, numa primeira iniciativa realizada no Parlamento Europeu  para divulgar as potencialidades turísticas do arquipélago.