Artigos

100 euros para todos

A Madeira deixou de precisar de um orçamento regional: 100 euros a cada um resolvem

Depois de termos um PSD sem euros, obrigado a pedir resgates financeiros no Governo Regional e na Câmara Municipal do Funchal, o PSD encontrou, ao fim de mais de 40 anos de governação, a fórmula para todo o desenvolvimento, para, nas suas palavras, o reforço de todas as áreas, como “recursos estratégicos, económicos, ambientais e paisagísticos, promovendo o nosso desenvolvimento local”: dar a todos os madeirenses 100 euros em mão durante o próximo ano e meio.

100 euros aos agricultores, para reforçar a nossa agricultura, como “recurso estratégico económico, ambiental e paisagístico, promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos bananicultores, para reforçar a nossa bananicultura, como recurso “estratégico económico, ambiental e paisagístico, promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos produtores de cana de açúcar, para reforçar a cana de açúcar, como “recurso estratégico, económico, ambiental e paisagístico, promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos pescadores, para reforçar a pesca, como “recurso estratégico, económico, ambiental e paisagístico, promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos hoteleiros e funcionários da hotelaria, para reforçar a hotelaria, como “recurso estratégico, económico, (...) promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos actores, músicos e cantores, para reforçar a cultura, como “recurso estratégico, económico, (...) promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos empreiteiros e pedreiros, para reforçar a construção, como “recurso estratégico, económico, (...) promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos professores, para reforçar a educação, como “recurso estratégico, económico, (...) promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos médicos e enfermeiros, para reforçar a nossa saúde, como “recurso estratégico, económico, (...) promovendo o nosso desenvolvimento local”.

100 euros aos advogados e juízes, para reforçar a nossa justiça, como “recurso estratégico, económico, (...) promovendo o nosso desenvolvimento local”.

Já agora, 100 euros aos antigos Presidentes dos Clubes que depois os colocam em Tribunal, para reforçar o nosso dirigismo associativo, como “recurso estratégico, económico, (...) promovendo o nosso desenvolvimento local”.

E, finalmente, 100 euros a todos os autarcas, para reforçar o poder local, como “recurso estratégico económico, (...) promovendo o nosso desenvolvimento local”.

Pior sorte tiveram as bordadeiras, que receberão apenas 50 euros, vá-se lá saber porquê.

A Madeira deixou de precisar de um orçamento regional: 100 euros a cada um dos 300.000 madeirenses resolvem, aparentemente, todos os problemas - os de cada um e os de todos nós. São 30 milhões de euros por ano. Problema resolvido. E se ainda não recebeu os seus 100 euros, não se preocupe: até Outubro de 2019, vão chegar. É esperar.