Madeira

Técnicos da Renault estão no Porto Santo para analisar condições de instalação do “ecossistema eléctrico”

Foto: Gonçalo Maia
Foto: Gonçalo Maia

Chegaram, hoje, ao Porto Santo, técnicos do grupo automóvel Renault, para uma análise prévia das condições de instalação do já anunciado projecto de criar um ‘ecossistema eléctrico inteligente’ que envolverá viaturas eléctricas, armazenamento e recarga optimizados. Um projecto promovido pela Empresa de Electricidade da Madeira.

A equipa da Renault é acompanhada por elementos da EEM e vaio analisar as características da red eléctrica local e fazer testes com equipamentos, nomeadamente baterias usadas que, depois de terminado o seu tempo de vida útil nos automóveis ainda poderão ser utilizadas para outros fins.

O projecto ‘Porto Santo Sustentável - Smart Fossil Free Island’, da EEM, inclui a vertente da mobilidade eléctrica e a escolha para a instalação do sistema recaiu na Renautl, uma das marcas mais avançadas neste sector.

O grupo francês já tinha anunciado que pretendia fazer do Porto Santo a primeira “ilha inteligente” em termos de mobilidade eléctrica.

Numa primeira fase, 20 famílias e organismo públicos do Porto Santo vão utilizar 14 viaturas do modelo ZOE e seis comerciais Kangoo ZE que poderão ser carregadas em 40 postos de carregamento ‘inteligentes’. Numa segunda fase, os próprios veículos poderão injectar electricidade na rede.

A distribuição dos automóveis só deverá acontecer a partir de meados de Maio. Antes, serão definidos os locais e instalados os equipamentos de carregamento das baterias.