Madeira

Plano Estratégico já dá resultados na produção da anona

None

Apesar dos constrangimentos habituais que os produtores de anona enfrentam, caso das doenças e de existirem poucos canais de comercialização, o director regional da Agricultura acredita que o crescimento verificado na produção da anona devem-se aos progressos efectuados através da implementação do Plano Estratégico. E o fruto desse trabalho, salientou Paulo Santos, estão nos indicadores apurados: “Foram aprovados 22 projectos no âmbito no PRODERAM cujo apoio financeiro representa um valor de um milhão de euros. Além disso, comparando 2016 com 2017 tivemos um crescimento da área cultivada de 7%”, projectou.

Palavras do governante na cerimónia de abertura do da XXVII Exposição do certame que habitualmente decorre na freguesia do Faial contando com a presença de 494 expositores mais 92 que em 2016, o que para Paulo Santos “é um sinal exemplificativo que existe uma dinamização da cultura e um entusiasmo dos produtores, uma vez que aparecem outras soluções de comercialização, nomeadamente através da GESBA”, expressou minutos antes de visitar a exposição juntamente com a vice-presidente da Assembleia Legislativa e do presidente da Casa do Povo local, entidade organizadora que traz a artista Ágata para actuar amanhã quando for 18 horas.

Seja como for, Paulo Santos não esqueceu de referir que “o valor gerado pela produção passou de 1,1 milhões de euros para 1,5 milhões, um acréscimo de valor de 33%”.