Madeira

Pedro Ramos apelou à vacinação para evitar casos de Sarampo

None

Tendo em conta os casos de Sarampo que têm surgido a nível nacional, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, apelou à vacinação pelo facto de, neste momento, esta doença ser “uma preocupação”.

“O programa nacional de vacinação não é obrigatório, mas é da nossa responsabilidade. É um acto de cidadania e de protecção individual, mas também de protecção dos outros. Aquilo que está a acontecer com o sarampo a nível nacional significa que a nossa taxa global de cobertura está abaixo dos níveis de segurança e estes números, quase três centenas de cidadãos com esta doença, leva-nos a pensar que algo tem de ser feito”, disse, esta manhã, na sessão de abertura do III Colóquio ‘Educar para a Saúde e Bem-estar na Escola’, que se realizou na Escola Gonçalves Zarco.

O governante aproveitou a ocasião para elogiar a resposta da população ao apelo da dádiva de sangue do SESARAM, tendo batido o recorde no sábado e ontem, segunda-feira. Para Pedro Ramos esta é a prova de que as pessoas se preocupam com a sua saúde, bem como com a saúde dos outros.

“Tínhamos orgulho em dizer que os nossos 3 mil dadores eram mais do que suficientes para sermos auto-suficientes. Estamos a tratar doenças cada vez mais complexas, temos efeitos secundários dos novos medicamentos inovadores (...) e tudo isso contribuiu para que, neste momento, haja um desequilíbrio, mas a resposta da população da RAM é sempre, em situações de excepção, muito positiva”, afirmou.

Além disso, o secretário regional da Saúde reforçou a ideia de que é na prevenção que está o ganho, uma vez que os tratamentos de algumas patologias têm elevados custos para o Serviço de Saúde, tendo dado o exemplo das doenças sexualmente transmissíveis.