Madeira

NÓS, Cidadãos! diz que é preciso fazer mais pela Educação na RAM

None

Através de um comunicado dirigido hoje à imprensa, o NÓS, Cidadãos chama a atenção para o estado da Educação na Madeira e Porto Santo, apontando vários erros na organização da Secretaria Regional da Educação (SRE) e reivindicando “mais e melhor pela educação na RAM”.

“Nos últimos anos existiram variados erros (e falhas) na organização/gestão da SRE; há, dizemos NÓS, Cidadãos!, ausência de estratégia política – e de visão do futuro para uma área que é indispensável no nosso desenvolvimento e crescimento económico a médio e longo prazo – por parte da Secretaria Regional de Educação; há diversas necessidades que é preciso atender (com urgência) em diferentes escolas da RAM, e a tudo isto ainda se pode adicionar os ‘experimentalismos’ e a grande desmotivação – para não dizer já uma certa indignação – nos vários profissionais que trabalham na área da educação, na região”, refere a nota.

Neste seguimento, o NÓS, Cidadãos! exige, entre outras medidas: melhores condições físicas para escolas, criação de condições efectivas para o combate e redução da violência e indisciplina nas escolas e a restituição de um “clima de dignidade pessoal e profissional” aos professores, assente numa “cultura de respeito e da responsabilidade”.

“Para NÓS, Cidadãos!, é necessário subverter de vez o estigma da ‘austeridade’ – e as correspondentes medidas economicistas – e apostar efectivamente na redução das assimetrias sociais e, por consequência, educativas”, acrescenta o movimento.