Madeira

Noite do Mercado do Funchal com grande dispositivo de segurança

A conferência de imprensa contou com a presença das entidades que apoiam a Noite do Mercado no Funchal
A conferência de imprensa contou com a presença das entidades que apoiam a Noite do Mercado no Funchal

A tradicional Noite do Mercado do Funchal, que acontece a 23 de Dezembro, terá uma forte componente ligada à segurança da população, através de 130 elementos da Protecção Civil, Polícia de Segurança Pública e Bombeiros, que tudo farão para assegurar o bem-estar das milhares de pessoas esperadas nessa noite, no Funchal.

Este ano, dado o crescimento da área da festa do mercado, que se tem estendido a outras zonas da cidade, como a Placa central, a Avenida Arriaga e, desta vez, a zona do parque de diversões, na Avenida do Mar, serão estas as três áreas de segurança predominantes através de 12 viaturas da polícia, dos bombeiros e da protecção civil. A PSP terá ainda uma mota de água junto à zona do parque de diversões, onde é esperada uma grande afluência de pessoas.

Na conferência de imprensa desta manhã, o presidente da câmara, Paulo Cafôfo, salientou a importância desta noite, que é uma das tradições mais marcantes do natal madeirense.

Destacou a utilização do copo reutilizável, uma medida amiga do ambiente. Para quem não conseguir assistir aos cânticos de Natal na praça do peixe, a autarquia vai colocar um ecrã gigante à entrada do mercado, de forma a que as pessoas possam acompanhar um dos momentos mais aguardados da noite.

Uma das novidades deste ano tem a ver com a doação de uma verba à Associação dos Amigos e Familiares do Dente Mental. “Por cada tonelada recolhida de resíduos recicláveis, serão doados 300 euros à associação”.

De resto, foram licenciadas 100 barracas para as diversas actividades próprias desta noite. Na Rua Latino Coelho foram atribuídos 19 lugares para a venda de frutas, verduras e legumes, sendo que ninguém ficou de fora, com todos os pedidos a terem luz verde.

Na conferência que contou com a presença de diversas entidades, Paulo Cafôfo agradeceu os quadros e colaboradores da CMF e das entidades que apoiam a iniciativa, como a Empresa de Cervejas da Madeira, o Diário de Notícias, media partner da noite do mercado, e todas as forças de segurança como a Protecção Civil, o Corpo de Sapadores dos Bombeiros, os Bombeiros Voluntários Madeirenses, A Cruz Vermelha Portuguesa, a Capitania, a Polícia Marítima e a Polícia de Segurança Pública.