Mestrandos da UMa apresentam propostas sobre Educação Física

08 Fev 2018 / 11:12 H.

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (FCS-UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico, organiza em Março de 2018, a 2.ª Acção Científico-Pedagógica Colectiva, este ano dedicada à “Didáctica da Educação Física: Propostas de Operacionalização”.

A acção irá decorrer nos dias 10 e 17 de Março, entre as 09h e as 18h30, na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, e tem como objectivo “fornecer uma abordagem prática, facilmente aplicável através de situações de aprendizagem que procuram acompanhar as tendências evolutivas culturais de uma sociedade em constante mudança”, explica a nota do gabinete de informação da universidade.

A iniciativa está inserida no âmbito do Estágio Pedagógico do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa e será realizada pelos alunos estagiários, com a supervisão dos orientadores científicos e cooperantes e com a colaboração de prelectores convidados.

O programa da acção inclui cinco módulos,com componentes teórico-práticas e cinco conferências sobre temas chave na área da Educação Física.

A conferência de abertura será proferida por Elsa Fernandes, vice-Reitora da UMa, que irá abordar ‘Ambientes de Aprendizagem Inovadores como Recurso Pedagógico’.

A conferência seguinte, da responsabilidade de Luísa Carvalho, da Escola Secundária Jaime Moniz, irá incidir sobre o ‘Sistema Educativo Português: os últimos 30 anos’.

No segundo dia da acção, Amândio Graça, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, irá falar sobre ‘Ensinar, Aprender e Avaliar em Educação Física – os desafios do presente’, e Élvio Gouveia, da FCS-UMa, irá abordar ‘Perspectivas de Investigação no Ensino da Educação Física: o exemplo do estágio pedagógico’.

A conferência da tarde será proferida por Luís Gaspar, da Direcção Regional de Educação, que irá discursar sobre ‘Ambientes Inovadores de Aprendizagem – uma pequena perspectiva’.

Outras Notícias