Madeira

Mau tempo avaria ventilação do hospital do Funchal e cancela sete cirurgias

None

A avaria no sistema de ventilação do hospital do Funchal obrigou hoje ao cancelamento de sete cirurgias que se iriam realizar nas duas salas afetadas, informou o adjunto da direção clínica para o bloco operatório.

“Das sete salas previstas, temos atualmente apenas cinco a funcionar. Foram canceladas duas, o que resultou numa diminuição de sete cirurgias, canceladas devido a essas condicionantes técnicas”, informou à Lusa Miguel Reis.

O vento forte registado hoje na ilha da Madeira causou “uma avaria parcial no sistema de ventilação do bloco operatório”, uma situação que foi “devidamente identificada pelo serviço de instalações e equipamento e o grupo de controlo de infeção.

O problema está a ser resolvido, mas o responsável admitiu que os constrangimentos podem continuar na sexta-feira.

“Os serviços estão a tentar solucionar o problema, mas, de qualquer forma, o plano de contingência para esta redução da atividade já está previsto para amanhã”, disse.

Em relação aos doentes afetados pela avaria, o serviço de saúde regional informou que foram tomadas medidas para as cirurgias necessárias serem realizadas.

“Houve o cuidado de analisar o programa do bloco operatório para hoje e foi feita uma seleção de acordo com as indicações dadas pelos diretores de serviços, isto é, para os doentes prioritários mantivemos a atividade normal e os doentes com patologia menos diferenciada vão ser escalados para outros dias de bloco operatório”, explicou.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso amarelo (o terceiro mais grave) para todo o arquipélago devido a vento e agitação marítima, que vai estar em vigor até às 18:00 de hoje.

Prevê-se vento forte, de norte, com rajadas até 90 quilómetros/hora nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.