Madeira

Maioria JPP aprova sozinha recuperação financeira de Santa Cruz

O vereador do PSD comunicou que não estaria presente na reunião semanal de Câmara, que se realizou esta quinta-feira.
O vereador do PSD comunicou que não estaria presente na reunião semanal de Câmara, que se realizou esta quinta-feira.

Numa reunião de Câmara à qual compareceram apenas os eleitos do JPP, a autarquia santacruzense debateu e votou as propostas que materializam a recuperação financeira do Município de Santa Cruz.

O Presidente Filipe Sousa lamentou a ausência do PSD “num momento em que se comprova, preto no branco, o sucesso da gestão financeira e a recuperação de uma situação que foi criada pelos sucessivos executivos social democratas”.

O autarca sublinhou que, “além da recuperação financeira, o município ganha capacidade de investimento equivalente a 8 milhões de euros, o que inclui a contratação de um empréstimo a médio e longo prazo para investimentos, nos quais se destaca o combate às perdas de água, recuperação de ETAR’s e Emissário dos Reis Magos”.

Entre as medidas hoje aprovadas contam-se: a suspensão do Plano de Saneamento Financeiro de 2008; a proposta de prestação de contas do Exercício Económico de 2017; um regulamento de apoio aos agricultores, com um tecto máximo de 3 mil euros por agricultor.

Filipe Sousa destacou, ainda, que em 2017 a Autarquia conseguiu “o melhor e mais realista orçamento de sempre, tendo, ainda, conseguido antecipar prazos de pagamentos a fornecedores, ir ao mercado financeiro e substituir empréstimos por outros com condições mais vantajosas”.

Paralelamente, referiu que a taxa de execução do orçamento da Receita foi de 100%, o limite legal da dívida total foi cumprido, estando a dívida abaixo do limite em cerca de 8 milhões de euros.

O total do endividamento, “per capita”, tendo em conta o número de habitantes do Concelho foi de 426 euros, menos de metade do que se registava em 2013; O prazo médio de pagamento, que chegou a ser de 1049 dias, é agora de 9 dias.