Madeira

Madeira acolhe Roteiro da Coesão Territorial da Juventude Socialista

None

É por todo o território nacional que a Juventude Socialista tem levado a cabo uma série de encontros que, no âmbito do ‘Roteiro da Coesão Territorial»’ procuram avaliar a forma como o Estado poderá ter uma administração mais presente e próxima das populações.

Este é um programa que arrancou em Fevereiro, tendo já percorrido cerca de 30 concelhos em Portugal Continental. Esta segunda e terça-feira (16 e 17 de julho) foi com o objectivo de identificar casos de sucesso, conhecer e assinalar os bons exemplos da resiliência económica, social e política que a Juventude Socialista esteve de visita à Madeira. A visita à ilha da Madeira incluiu passagens por locais como Engenho da Cruz, a Fábrica da Insular e os Vinhos Terras do Avô, entre outros.

Tendo em conta os concelhos já percorridos, Ivan Gonçalves sublinha que «poder conhecer melhor os valores naturais e culturais, apreciar os saberes seculares, as memórias e as vivências e entender as preocupações, projectos e ambições de quem habita as várias regiões do nosso país, tem sido, porventura, um dos maiores ganhos que o Roteiro da Coesão Territorial tem proporcionado à Juventude Socialista».

Para a Juventude Socialista o diagnóstico as disparidades e os desequilíbrios territoriais são cada vez mais gritantes, pelo que acreditam que é importante implementar medidas e soluções consensuais que dêem resposta às assimetrias regionais e às disparidades existentes no território. «Lutaremos por um modelo de desenvolvimento territorial que se quer harmonioso, equilibrado e sustentável, que garanta um país com regiões coesas, conectadas e em igualdade de oportunidades», acrescenta.