Madeira

Lançamento de romance inédito ‘Uma tragédia Portuguesa’ de João França

None Ver Galeria

O Auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira é o palco escolhido para o lançamento do romance ‘Uma Tragédia Portuguesa’, do escritor madeirense João França (1908-1996), publicado sob a chancela da Editora Madeirense, numa cerimónia marcada para amanhã às 18 horas.

Este romance tem por pano de fundo a emigração portuguesa para França, na década de 60, feita clandestinamente, como escape de muitos jovens à guerra colonial em África. Nas páginas deste livro encontra-se também uma severa crítica ao regime de Salazar que, por um lado, perseguia na fronteira quem emigrava “a salto” mas por outro recebia de braços abertos as remessas monetárias que os emigrantes enviavam para Portugal.

A capa desta obra encontra-se ilustrada com uma foto do consagrado fotógrafo francês Gérard Bloncourt, que nos apresenta três emigrantes clandestinos portugueses a atravessarem, a pé, os Pirinéus, rumo a França.

Natural do Funchal, João França radicou-se em Lisboa, onde se viria a notabilizar como repórter internacional no jornal O Século, onde trabalhou durante várias décadas. Acompanhou de perto muitos dramas deste surto migratório, que registou nesta sua obra literária ora publicada.

Segundo o editor Duarte Mendonça, este é o quarto título publicado pela Editora Madeirense, sendo que o primeiro foi precisamente a Dramaturgia de João França, lançada neste mesmo local, no ano passado, aquando da assinatura do protocolo de cedência do espólio deste escritor ao Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira.