Madeira

Governo já tem um milhão para projecto ‘corta-fogo’

Foto Dr
Foto Dr

Com os 65 mil euros doados pela empresa Teleféricos da Madeira para aquisição de terrenos que integram a faixa corta-fogo, o Governo Regional já conseguiu angariar quase um milhão de euros, o que representa ¼ do valor desta fase do projecto, cujo objectivo passa pela criação de uma faixa de gestão de combustíveis no Caminho dos Pretos- entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro- que irá funcionar como uma barreira à propagação do fogo, de forma a diminuir o risco de incêndios, aumentando a segurança das populações.

Na apresentação desta iniciativa, que decorreu esta manhã na Estalagem do Terreiro da Luta, a secretária do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, explicou que esta intervenção visa “adquirir os terrenos, intervir no sentido de converter a vegetação, fazer tanques, uma rede hídrica ao longo do Caminho dos Pretos, bocas de incêndio e construir caminhos florestais para dar acesso às zonas florestais caso seja necessário intervir”. Lembrou também que os eucaliptos, as acácias, a carqueja e a giesta “são os maiores amigos dos incêndios e os inimigos da população”.

O presidente do Governo Regional mostrou-se também bastante satisfeito com a adesão por parte da população e das empresas neste projecto.

Miguel Albuquerque referiu que este é um projecto que abrange uma “área muito grande, com cerca de 460 hectares” e representa um investimento de oito milhões de euros, sendo metade para aquisição de terrenos e a outra para todas as infraestruturas necessárias.

O governante frisou também que é necessário haver uma política de prevenção na Região Autónoma da Madeira e referiu que, no Funchal, esta política de prevenção tem passado pela limpeza dos terrenos, sobretudo nas freguesias mais altas.