Madeira

Governo investe para evitar perdas de água de modo a garantir o regadio

None

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, afirmou, esta manhã, no Funchal, que “a quantidade de água actualmente disponível é suficiente para satisfazer todas as necessidades” da população da Madeira mas alertou que “muita água se perde nas redes de abastecimento público, prejudicando o regadio”, pelo que defendeu um investimento na recuperação das redes de abastecimento. A governante falava na apresentação do lançamento em livro ‘Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Arquipélago da Madeira (RH10) 2016-2021’, num evento que celebra o Dia Mundial da Água.

De acordo com Susana Prada, o Governo Regional já está a fazer a sua parte na redução das perdas de água, pois “está a investir 30 milhões de euros na recuperação de 100 quilómetros de canais de rega e 24 milhões de euros na recuperação das redes de abastecimento nos municípios aderentes à ARM’. O executivo aposta ainda na criação de reservas estratégicas de água em altitude, com a construção da lagoa do Paul da Serra, e do novo túnel hidráulico no sistema do Canal do Norte. Há ainda trabalhos em curso de limpeza e reflorestação de 1.500 hectares de áreas degradadas nas serras, que irão criar, a longo prazo, uma floresta que facilite a infiltração, regule o escoamento superficial e capte água do nevoeiro, diminuindo a erosão dos solos e o risco de aluvião.

Na mesma conferência, Virgílio Cruz apresentou a realidade dos Açores, onde o problema de escassez de água praticamente não se coloca.