Madeira

Emoção na partida de Jorge Moreira

A nova directora da Escola Secundária Jaime Moniz, Ana Isabel Freitas, promete abertura e pretende envolvimento de todos

Ana Isabel Freitas sucede a Jorge Moreira na direcção, 31 anos depois.   Foto Hélder Santos/Aspress
Ana Isabel Freitas sucede a Jorge Moreira na direcção, 31 anos depois. Foto Hélder Santos/Aspress

Foi emocionada a despedida de Jorge Moreira da direcção da Escola Secundária Jaime Moniz, uma passagem de testemunho realizada esta manhã na presença da nova direcção e de vários funcionários e com direito a uma festa surpresa. O agora ex-director vai para a reforma depois de 31 anos à frente dos destinos da instituição. Foi momento para agradecer com o sentimento de missão cumprida e de ser homenageado pelo percurso.

“A minha caminhada foi sempre inspirada no serviço, primeiro à pessoa e depois às metas ou às estatísticas”, afirmou no discurso. Jorge Moreira acredita que ajudou a construir uma escola centrada na pessoa e nos valores e parte com tranquilidade, na medida em que acredita que a nova direcção representa mudança, mas é simultaneamente uma continuidade.

A nova direcção é presidida por Ana Isabel Freitas, que já era vice-presidente na direcção anterior. Além dela continuam outros dois elementos e entram dois novos.

A flexibilidade curricular é um desafio que tanto o anterior director como a nova direcção assumem para os próximos anos. A este, Ana Isabel defende “uma escola coesa, unida à volta de um ensino de qualidade com todos e para todos”. Pretende uma escola com espaço para o debate de ideias, feita de partilha e de colaboração, com a comunidade educativa por perto, sobretudo os pais.

“O exercício de uma liderança pedagógica só pode acontecer num ambiente reflexivo e de questionamento”, escreveu no seu discurso, um discurso de abertura em relação aos órgãos de direcção e de gestão e de reconhecimento do papel dos serviços administrativos e dos restantes trabalhadores não docentes da instituição.

Ana Isabel Freitas tem 57 anos, é licenciada em Filosofia, mestre em Administração e Gestão Educacional, doutorada em Educação na especialidade de Liderança Educacional. Faz parte dos quadros da Jaime Moniz desde 1983.

O percurso no ensino começou em Português e História na Escola Bartolomeu Perestrelo. Esteve a dar aulas em Santa Cruz e na Ribeira Brava, antes de entrar para o Liceu, onde se dedicou a ensinar Filosofia.

Fez parte de várias direcções anteriores, e nos últimos mandatos foi vice-presidente de Jorge Moreira.

Quanto ao ex-director, vai dedicar-se à investigação na área do ensino, acredita que há muito trabalho a fazer neste campo. E recusa cargos.