Madeira

Economia do Mar em debate na Madeira

PwC edita a 8.ª edição do LEME que tem destacável sobre a Região

None

A 8ª edição do estudo “LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar” é apresentado na Madeira na próxima semana. O evento está marcado para 24 de Janeiro, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros), no Funchal e permitirá que diversos especialistas e oradores convidados analisam e debatam o rumo da Economia do Mar em Portugal, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela PwC, através de um questionário preparado para o efeito.

Essa recolha deu origem ao LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar que é um projecto de responsabilidade social que visa acompanhar a evolução da economia do mar em Portugal, analisar as tendências e as escolhas que estão a ser efectuadas pelos diversos agentes económicos e partilhar essa informação com a sociedade em geral.

Esta nova edição do LEME, apresentar esta quinta-feira em Lisboa e que depois pode ser consultada em:https://www.pwc.pt/pt/publicacoes/leme/portugal.html, baseia-se no tema “ A Revolução Digital e a Economia do Mar” - um tema fundamental quando se analisa as actividades do mar. Um documento que conclui que democratizar o acesso à tecnologia digital e investir na formação digital transversal a todos os cursos é fundamental; que importa melhorar a cooperação e a coordenação de forma a maximizar os benefícios de cada iniciativa de promoção da transformação digital que tem sido realizada; que convém aperfeiçoar a cooperação entre investigação científica relacionada com as novas tecnologias e o tecido empresarial, entre outros aspectos.

O LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar, inclui um destacável dedicado à Madeira (LEME Zoom Madeira) cujo lançamento público, ocorrerá na Região. Uma apresentação a cargo de Miguel Marques, Partner da PwC, a que se segue uma intervenção em torno da Cibersegurança, a cargo de António Gameiro Marques, director geral do Gabinete Nacional de Segurança (GNS).

Estão ainda previstas duas abordagens. Uma sobre “O Mar e a Internacionalização da Economia da Madeira”, com intervenções de André Barreto, economista, Manuel Ara Oliveira, director regional dos Recursos do Mar da RAM e Roy Garibaldi, administrador da SDM. Outra sobre a “Economia do Mar na Madeira - Constrangimentos e Oportunidades”, tendo Lígia Correia, presidente APRAM, Luís Miguel Sousa, presidente Grupo Sousa e Luís Ferreira, director regional de Pescas como oradores.