Madeira

Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racional assinalado na Escola Básica da Nazaré

None

O Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial é comemorado amanhã, dia 21 de Março, depois de ter sido instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1966, como forma de sensibilizar a comunidade internacional para importância de continuar a desenvolver esforços para eliminar todas as formas de discriminação racial, bem como, reafirmar e renovar o seu objectivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.

No âmbito da Comissão para a Igualdade Contra a Discriminação Racial (CICDR), para a qual foi nomeada a representante do Governo Regional da Madeira, a Técnica Superior Mariana Bettencourt (Resolução nº 839/2017, de 13 de novembro), estão previstas várias comemorações, em todo o País, alusivas a este dia.

Dada a importância em levar esta temática às escolas, nomeadamente, ao 1.º ciclo, pois as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, este dia será comemorado na Escola do 1.º ciclo e Pré-Escolar da Nazaré (S. Martinho), onde existem crianças de várias raças e etnias e onde se torna mais oportuna a realização de uma abordagem desta temática.

A acção de sensibilização tem a duração prevista de uma hora (entre as 11 e as 12 horas) e pretende consciencializar as crianças para a importância da comemoração deste ‘Dia Internacional Contra a Discriminação Racial’ através da apresentação do livro ‘As Cores da Cidade Cinzenta’ e da pintura de um desenho que será distribuído pelas crianças, juntamente com uma caixa com 6 lápis de cores, com 6 tons de pele produzida pela CICDR para contrariar a ideia preconcebida de que só existe uma ‘cor de pele’.

Pode aceder à história da autoria de Rita Garcia Fernandes com ilustrações de André Filipe em http://www.acm.gov.pt/documents/10181/167771/As+Cores+Da+Cidade+Cinzenta_BR.pdf/c740288d-4832-49ff-8cfc-75d14d9b5f9f.