Madeira

CMF organiza debate aberto sobre o 20 de Fevereiro

O debate acontece amanhã, a partir das 10 horas, na Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas).
O debate acontece amanhã, a partir das 10 horas, na Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas).

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) promove amanhã, a partir das 10 horas, um debate aberto a toda a população, na Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas), e que terá como tema central a aluvião de 20 de Fevereiro de 2010, na semana em que se assinalam oito anos sobre esta data fatídica na História do concelho.

A iniciativa foi do presidente Paulo Cafôfo, que acredita estar “na altura de a cidade abordar de uma forma definitivamente madura as consequências da tragédia, com os olhos postos nos desafios que se continuam a colocar ao Funchal a médio e longo-prazo”.

A autarquia preparou, para o efeito, um dia dedicado ao tema, sendo que, da parte da manhã, terá lugar uma mesa redonda no Colégio dos Jesuítas, subordinada ao tema ‘A Natureza, o Fogo e a Água, os Riscos e a Resiliência’, e que vai reunir Betâmio de Almeida, Raimundo Quintal, João Baptista, Fernando Curto e José Carlos Marques.

A parte da tarde será, por sua vez, passada numa visita de campo, dirigida por Hélder Spínola, e que também será aberta aos interessados. Todas as conclusões da mesa redonda, da participação cívica e da visita de terreno serão publicadas posteriormente pela Autarquia e disponibilizadas à população.

No que respeita ao painel de especialistas, Betâmio de Almeida é uma referência nacional e internacional em diversas áreas da engenharia (hidráulica, energia, recursos hídricos e ambiente) e tem desenvolvido uma intensa actividade nas áreas da segurança de infra-estruturas e dos riscos tecnológicos e naturais. Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior Técnico), foi ele o responsável pelo “Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões na Ilha da Madeira”, no rescaldo dos eventos de 20 de Fevereiro de 2010.

O geógrafo Raimundo Quintal e o geólogo João Baptista, investigadores reconhecidos de todos os madeirenses, farão, igualmente, parte do painel, que contará ainda com Fernando Curto, Presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e Director da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, e com o Engenheiro José Carlos Marques, Director do Departamento de Ciência e Recursos Naturais da Câmara Municipal do Funchal, e que tem sob sua tutela o Parque Ecológico do Funchal. A visita de campo subsequente será, por sua vez, orientada por Hélder Spínola, Doutorado em Biologia Molecular, Professor na Universidade da Madeira e conhecido ambientalista.

A Câmara Municipal do Funchal convida, assim, toda a população a estar presente, porque este será, acima de tudo, um debate de cidadania, que constitui uma oportunidade única para abordar estes temas com especialistas de referência, pretendendo-se que este seja, necessariamente, um debate de toda a cidade.