Madeira

CMF leva jovens ao Congresso Internacional das Cidades Educadoras

Os candidatos a representar o município poderão submeter os seus trabalhos até ao próximo dia 29 de Março

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai levar, este ano, dois jovens funchalenses ao XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que se realiza em Cascais, entre 13 a 16 de Novembro, cidade que também é este ano Capital Europeia da Juventude.

A vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Educação no município, esteve ontem numa sessão de esclarecimento na Reitoria da Universidade da Madeira onde explicou que “esta será a primeira vez que haverá um programa especial para jovens no Congresso e cada cidade tem direito a escolher dois jovens locais”.

“Decidimos, assim, desenvolver um processo no sentido de seleccionar aqueles que poderão lá estar presentes, de uma forma transparente, afirmativa e meritória, e na lógica dos mecanismos de participação que o actual Executivo tem vindo a introduzir ao longo dos últimos anos, também entre os mais jovens”, acrescentou.

Os candidatos deverão ser residentes no Funchal, ter entre 18 e 24 anos de idade e apresentar uma reflexão sobre as Cidades Educadoras, subordinada ao tema ‘Cidade Pertença das Pessoas’, com enfoque especial na ‘Participação dos Jovens na vida da Cidade’. A reflexão pode ser sobre um problema concreto que afecta a juventude ou um projecto que promova o desenvolvimento da cidade, dirigido aos jovens.

Os trabalhos deverão ser entregues até ao próximo dia 29 de Março, para o e-mail [email protected], acompanhados da ficha de inscrição preenchida, disponível no site da CMF. Os vencedores serão anunciados a 9 de Abril.

Madalena Nunes recorda que ainda “a Cidade do Funchal integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2014, estando comprometida com a materialização no seu território dos 20 princípios que a Carta das Cidades Educadoras preconiza. Bienalmente, a AICE promove um congresso internacional e este ano o grande objectivo é proporcionar às gerações mais jovens ferramentas, bem como oportunidades, para reflectir sobre o futuro das suas cidades, pelo que se viabilizou a participação de jovens representantes de todas as cidades que compõem a AICE. O município do Funchal entendeu, por sua vez, que era mais do que apropriado lançar este desafio directamente aos jovens do Funchal para se candidatarem a representantes do município”.

De referir que todas as despesas de inscrição, viagem, seguros, estadia e alimentação durante os dias do Congresso serão asseguradas pela organização e pela Câmara Municipal do Funchal.

Os jovens seleccionados poderão participar em três oficinas, com os seguintes temas: 1) Desenhar a cidade a partir das pessoas, das suas necessidades e aspirações; 2) A convivência para o sentimento de pertença; 3) A cidade para as pessoas e os seus projectos.

Os jovens terão, ainda, a oportunidade de fazer visitas de estudo e conhecer alguns projectos de Cascais sobre os temas que irão trabalhar no congresso, bem como participar nas conferências e em diferentes mesas temáticas.

Após o Congresso, os jovens assumirão a responsabilidade de, com o apoio do município do Funchal, realizar oficinas de disseminação dos conhecimentos adquiridos no Congresso, junto de outros jovens do concelho.