Madeira

Cláudia Monteiro Aguiar salienta importância do património cultural para o turismo

Ano Europeu do Património Cultural e 600 anos da Descoberta da Madeira e Porto Santo são oportunidades-chave de promoção para o Turismo da Madeira e de Portugal

None

O Parlamento Europeu, em Estrasburgo, debate hoje o ‘Ano Europeu do Património Cultural 2018’ (AEPC 2018) com o objectivo de destacar e promover a riqueza do património cultural europeu. Embora oficialmente lançado a 7 de Dezembro do ano passado o debate de hoje tem por objectivo enaltecer a importância do envolvimento dos vários Estados Membro e das suas Regiões, na promoção do sentimento de pertença a um espaço europeu comum, essencial à construção do futuro da Europa.

A celebração deste Ano Europeu coincide com as Comemorações dos 600 anos da Descoberta do arquipélago da Madeira, em 1418.

Para a Eurodeputada do PSD, “esta é uma oportunidade extraordinária para a Madeira também assinalar o património cultural e histórico da Região. Uma excelente forma de partilharmos com os nossos concidadãos e com a Europa a nossa riqueza histórica e cultural. Europa é sinónimo de cultura, história e valores comuns e celebrá-la serve também o propósito de compreender o passado para construir um futuro melhor”, acrescenta Cláudia Monteiro de Aguiar.

Para a deputada ao Parlamento Europeu, “esta é também uma oportunidade para aplicarmos a tecnologia e a inovação ao serviço da Cultura, torná-la mais apelativa para as crianças e jovens e mais acessível para todos.”

O AEPC 2018 pretende assinalar a importância económica e social do património cultural, seja ele material ou imaterial, e contará ao longo do ano com milhares de iniciativas e eventos em toda a União Europeia. O património cultural recorda a Eurodeputada, “não é apenas edificado, mas incorpora o património lendário, a gastronomia, o folclore, que devemos recordar, celebrar e preservar para as gerações futuras”.

Recorde-se que a Eurodeputada do PSD enviou em 2016 uma carta em conjunto com a colega Socialista romena, Claudia Tapardel, ao Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics e à Comissária do Mercado Interno, Elzbieta Bienkowska, na qual era pedida à Comissão que apoiasse a nomeação de 2018 de Ano Europeu para o Turismo e Património Cultural, expressando a indissociabilidade destas duas dimensões.

“Infelizmente o Turismo acabou por não ser atribuído a este Ano, mas como todos sabemos é impossível distinguir a importância do património cultural para o Turismo, para o desenvolvimento das Regiões por toda a Europa. Estou certa que na Madeira, a Comissão Executiva dos 600 anos da Descoberta da Madeira saberá estar ao nível do pretendido neste Ano Europeu, demonstrando também o papel da História da Região na expansão Marítima e na afirmação de Portugal no Mundo. Uma oportunidade-chave para promover o Turismo da Madeira e de Portugal por toda a Europa”, destacou Cláudia Monteiro de Aguiar.