Madeira

Cinco pontos com acesso gratuito mas limitado a 2 horas

Câmara investiu 31 mil euros na nova ferramenta

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos apresentou hoje a rede Wi-Fi Câmara de Lobos e a aplicação móvel de divulgação do concelho. No Largo da Autonomia, um dos cinco pontos de acesso gratuito à rede localizados no centro da cidade, o presidente da Câmara, Pedro Coelho, destacou a aposta nesta “nova ferramenta” que “vem permitir a locais e visitantes um acesso rápido à internet e procura incentivar a consulta e partilha de conteúdos, que contribuam para a descoberta e divulgação do concelho”. Os utilizadores têm acesso gratuito à rede durante duas horas por dia. O limite no acesso diário “procura salvaguardar as eventuais sobrecargas da rede de forma a garantir uma navegação sem constrangimentos a todos os utilizadores”, justificou o autarca.

Os pontos de acesso cobrem as zonas de maior movimento e concentração de pessoas, nomeadamente a doca de autocarros turísticos (rede abrange, miradouro Churchill, parque de estacionamento e zona do Varadouro), o Mercado Municipal (abrange Praça do Mercado e zona comercial da rua Pe. Clemente Nunes Pereira), o Largo do Poço (abrange a zona do varadouro), os Jardins do Ilhéu e a Praça da Autonomia, onde decorreu a apresentação simbólica.

Em complemento à rede Wi-Fi foi também criada a aplicação móvel Câmara de Lobos. Em versão bilingue (português e inglês), está disponível para telemóveis com sistema Andoid, IOS e Windows e permite descobrir o concelho, através de um sistema geo-referênciado de locais a visitar, desde património natural e edificado, restaurantes, bares e hotéis.

“O objectivo da aplicação passa também por promover uma maior proximidade entre a autarquia e os munícipes, através da disponibilização de um serviço de agendamento de audiências, emissão automática de alertas do Serviço Municipal de Protecção Civil, um directório extensivo de contactos das instituições do concelho, farmácias de serviço e informação metrológica em tempo real”, destacou.

A instalação da rede Wi-Fi e a criação da aplicação representa um investimento de cerca de 31 mil euros, suportados integralmente pela autarquia.

Aposta que poderá vir a estender-se a outros centros urbanos do concelho, já que a instalação de pontos de acesso à rede Wi-Fi Câmara de Lobos nos centros das restantes freguesias encontra-se em fase de estudos.