Madeira

CDU aponta oito prioridades ainda por resolver do 20 de Fevereiro

None

A CDU esteve hoje na Travessa do Poço Rodrigo, na freguesia do Monte, no Funchal, onde denunciou um conjunto de oito iniciativas relacionadas com o 20 de Fevereiro que lamentavelmente ainda não foram resolvidas, oito anos passados desde o trágico dia que marcou a Madeira.

Herlanda Amado apontou intervenções urgentes que já deveriam ter sido feitas, “quer ao nível das linhas de água, quer da consolidação de escarpas” e lamentou a “falta de alojamento definitivo” para as muitas famílias que foram afectadas pelo 20 de Fevereiro, estando muitas delas ainda instaladas em habitações provisórias.

Segundo o partido comunista, as intervenções urgentes em falta denunciadas ao longo dos últimos dias nos concelhos afectados por esta intempérie “são impossíveis de desmentir pelas entidades competentes, como o Governo Regional e as Câmaras Municipais”.

Reafirmam por isso a existência de “escarpas inseguras e ribeiros obstruídos com as suas margens estranguladas como alguns dos muitos exemplos” e lamentam “o uso de verbas da Lei de Meios, destinadas à reconstrução, em situações não prioritárias”.

A CDU considera que tem sido a força que mais meios e verbas exigiu para a reconstrução das localidades afectadas pela catástrofe que se abateu sobre a Madeira e garante continuar a reivindicar em conjunto com as populações afectadas, para que estas situações não sejam esquecidas, exigindo da parte das entidades competentes, a sua urgente resolução.