Madeira

Carlos Pereira almoçou com pescadores em Câmara de Lobos

None

Carlos Pereira reuniu-se hoje, em Câmara de Lobos, com pescadores militantes socialistas num almoço/convívio, que se realizou no âmbito da sua recandidatura à liderança do PS-Madeira sob o mote da ‘Verdade e Credibilidade’.

Na intervenção política que efectuou destaca-se que, no próximo dia 19 de Janeiro, “as eleições são para escolher quem está mais bem preparado para manter e reforçar este crescimento e preparar o PS-M para ser governo. Dei provas de estar à altura dos desafios. Os resultados obtidos são reveladores de ter todas as condições para continuar o bom trabalho e ir ao encontro dos anseios de todos os socialistas e de todos os madeirenses e porto-santenses”.

Por isso, apelou aos militantes para que votem sua recandidatura, “na ‘Verdade e Credibilidade’, nesta linha de continuidade que permitiu obter os melhores resultados de sempre para o nosso partido», daí ser importante “não estragar este bom trabalho, não deitar a perder todo o nosso esforço colectivo”.

Refira-se que na Moção Global ‘Verdade e Credibilidade’ que Carlos Pereira apresenta para a sua recandidatura, o sector das Pescas, um dos tradicionais da Região Autónoma da Madeira, tem um conjunto de medidas «para melhorar o meio onde se desenvolve esta actividade económica, dever-se-á ter em atenção a necessidade de:

1)Desenvolver parecerias com Universidades, mormente com a Universidade da Madeira, mas não só, para monitorizar os ‘stocks’ de peixe, definindo quotas justas de pesca e adoptando medidas adequadas à pesca e proteção de determinadas espécies.

2)Prevenir e recuperar zonas poluídas junto à costa, que têm destruído o equilíbrio ecológico propicio à existência de pescado.

3) Sensibilizar as entidades responsáveis pelo patrulhamento da nossa área económica exclusiva, promovendo a legalidade das actividades de pesca – profissional e amadora - de lazer e turismo de mar.

Na perspectiva de um crescimento económico neste sector, tendo em consideração o seu enorme potencial, deverão ser delineadas novas estratégias consolidadas para o sector tendo em vista um desenvolvimento sustentável para a pesca, a piscicultura, a indústria de transformação do mercado e a sua comercialização.

Nesse sentido há que:

4)Incentivar e apoiar a renovação e modernização da frota pesqueira.

5) Definir e desenvolver ecossistemas protegidos para a recuperação de ‘stocks’ de pescado.

6)Melhorar a rede de frio de distribuição e comercialização.

7) Reequacionar, reorganizar e requalificar os portos de pesca.

8)Apostar na investigação científica em ligação com as necessidades práticas dos profissionais e empresas do sector.