Madeira

Câmara do Funchal investe mais de 100 mil euros em candidaturas na Direcção-Geral das Artes

None

A Câmara Municipal do Funchal refere, em comunicado, que investiu cerca de 109 mil euros no apoio a um total de sete entidades, com vista à criação artística, programação e realização de eventos culturais na cidade do Funchal, nos próximos dois anos. A aposta, como informa a autarquia, deu-se no âmbito do Novo Modelo de Apoio às Artes, disponível através dos concursos nacionais para o Programa de Apoio Sustentado Bienal à DGARTES – Direção-Geral das Artes 2018-2019, e do qual a Câmara Municipal do Funchal passou a ser parceiro.

Paulo Cafôfo considera a aposta na cultura um investimento. “Da nossa parte, sempre foi e continuará a ser visto como um investimento, e jamais como um gasto. Estes apoios da Câmara Municipal vêm reforçar um dos compromissos deste executivo que é o apoio à criação artística, sendo que no último ano tem sido evidente, através da programação do Teatro Municipal Baltazar Dias, a apresentação de projectos artísticos originais, em regime de produção própria ou co-produção.”

As instituições em causa serão apoiadas de forma plurianual pela Câmara Municipal do Funchal, de acordo com o novo modelo implementado pela DGARTES, e contemplarão, como ofertas principais, as artes visuais, o teatro e a dança. Paralelamente, a Câmara Municipal do Funchal irá ceder espaços camarários para apoiar as actividades em causa.

O investimento destina-se a três associações regionais, a Porta 33, o Grupo Dançando com a Diferença e a Associação Feiticeiro do Norte e estende-se a quatro associações continentais, nomeadamente Vo´arte, Amarelo Silvestre, o Espaço do Tempo e o C.e.m – Centro em movimento.