Madeira

Câmara do Funchal comemora Dia da Mulher com várias actividades até dia 11 de Março

None

A Câmara Municipal do Funchal deu início ao seu programa de comemorações para assinalar o Dia Internacional da Mulher 2018, e que tem actividades previstas, em colaboração com o Conselho Municipal para a Igualdade, até ao próximo domingo, dia 11 de Março. A Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Igualdade de Género na Autarquia, abriu ontem, 5 de Março, à tarde a exposição ‘Olhar (N)o Feminino’, instalada na Avenida Arriaga (junto à Sé), com um registo fotográfico sobre as mulheres que, ao longo dos tempos, desempenharam papéis relevantes na vida da Região e do País.

A autarca reforça que este é um dia que continua a ser “manifestamente simbólico e cuja importância ninguém deve menosprezar. O actual executivo, à luz da forma como tem encarado sempre as questões da igualdade de género, faz questão de assinalá-lo com uma semana de actividades que considera de valor acrescentado, a nível lúdico e pedagógico, este ano descentralizadas em vários pontos da cidade, do Paços do Concelho à Universidade da Madeira, da sede de diversas associações parceiras, até às Juntas de Freguesia, aos museus e aos nossos bairros sociais”, referiu, salientando a inovação deste ano e a confiança na adesão da população.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a autarquia levará a efeito, entre os dias 5 e 11 de Março, uma dezena de iniciativas, dedicadas à História, à poesia e à arte em geral, entre outros. Já amanhã, quarta-feira, dia 7 de Março, pelas 19horas, terá lugar uma performance na Associação Olho-te, no Bairro da Nazaré, São Martinho. Quinta-feira, 8 de Março, Dia da Mulher, a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) preparou uma acção de carácter cultural no Jardim Municipal, às 15h30, ao passo que para o dia 9, sexta-feira, está reservada a maior parte das actividades previstas.

Entre estas, destacam-se a apresentação dos trabalhos vencedores da última edição do Prémio Maria Aurora, na Sala da Assembleia Municipal, às 10h30 e uma homenagem às mulheres nas artes, marcada para o Museu Henrique e Francisco Franco por volta das 18 horas. Há, finalmente, programa para o fim-de-semana, sublinhando-se, sábado de manhã, às 09h30, a realização de uma maratona na Universidade da Madeira (Campus da Penteada), que vai permitir a inserção na Wikipedia dos nomes e biografias de mulheres relevantes na História da Madeira.

Recorde-se que, desde o início das funções, o executivo liderado por Paulo Cafôfo desenvolveu um Plano Municipal para a Igualdade de Género, criou a figura da Conselheira Municipal, um Dia Municipal da Igualdade e, ainda, o Prémio Municipal Maria Aurora, “iniciativas algumas das quais pioneiras na Região e que têm moldado a face do concelho neste capítulo”, enalteceu Madalena Nunes.