Madeira

Auto-avaliação das escolas visa melhorar “práticas e soluções”

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Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, marcou presença esta manhã na sessão de abertura da acção ‘Partilha de Boas Práticas’, no âmbito do Referencial Comum de Avaliação de Escolas, um encontro que visa “debater aquilo que tem sido o processo de auto-avaliação” dos estabelecimentos de ensino na Região.

“Só através desse conhecimento é que podemos encontrar as melhores estratégias, ou metodologias, neste processo que se pretende de melhoria contínua, podendo fazer as melhores opções e, no fundo, este encontro vem possibilitar a criação de um espaço naquilo que tem sido as melhores práticas e as soluções no nosso sistema e nos nossos processos educativos”, explicou Jorge Carvalho à entrada para a sessão.

De acordo com o secretário regional, “as escolas têm autonomia e nós respeitamos”, no entanto, “existem princípios que todos devem cumprir”, embora o que esteja em causa seja “a partilha das boas práticas e experiências que têm resultado em algumas escolas e que devem ser partilhadas”.

“Nós não temos dúvidas que é só através da partilha que melhoramos o nosso conhecimento. O facto de muitas das vezes termos uma determinada metodologia que já está enraizada cria-se dificuldades à própria mudança. Queremos que essa mudança resulte de uma experimentação e não de um conceito teórico, daí que todo este processo de vários anos de auto-avaliação, onde procurámos ter um conhecimento mais aprimorado daquilo que é a realidade das escolas, para depois as medidas a implementar sejam efectivas de melhoria e não apenas resultando de um contexto”, elucidou, realçando de seguida o “empenho e disponibilidade” das equipas envolvidas neste processo.