Madeira

Autarquia sensibiliza para importância da Universidade Sénior no Funchal

Além da vereadora Madalena Nunes, juntaram-se a esta acção de sensibilização quatro alunos da Universidade Sénior, que partilharam o seu testemunho.
Além da vereadora Madalena Nunes, juntaram-se a esta acção de sensibilização quatro alunos da Universidade Sénior, que partilharam o seu testemunho.

A vereadora Madalena Nunes, que tem os pelouros da Educação e do Envelhecimento Activo no Município do Funchal, marcou presença na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, com a finalidade de sensibilizar a comunidade escolar para a importância do papel da Universidade Sénior do Funchal (USF) no melhoramento da qualidade de vida a partir da Terceira Idade. À vereadora da CMF juntaram-se quatro alunos da Universidade, que tiveram a oportunidade de partilhar o seu testemunho com todos os presentes.

Constituída em parceria com a Universidade da Madeira, em 2007, a USF foi a primeira Universidade Sénior da RAM e pretende contribuir “para o desenvolvimento contínuo da pessoa humana, através da formação cultural, educacional e pedagógica dos munícipes”, explica Madalena Nunes.

Na cidade do Funchal contam-se cerca de 25. 521 indivíduos com mais de 60 anos, entre os quais 4542 pessoas com 80 ou mais anos. Segundo a autarca, “o investimento na qualidade de vida destas faixas etárias passa pela prevenção e promoção de saúde, pelo incentivo à actividade física e intelectual e pelo convívio social”.

A USF é um dos projectos mais emblemáticos do Funchal, na condição de ‘Cidade Educadora’, em prol de um envelhecimento activo, e conta, neste momento, com 95 alunos. O plano de estudos é ministrado em regime de educação não-formal e está estruturado em quatro áreas: comunicação, criatividade e cultura, bem-estar físico e actividades práticas (tais como visitas de estudo, palestras e acções de sensibilização).

Para além da USF, a Câmara Municipal do Funchal promove outras medidas de incentivo ao envelhecimento activo, através dos Ginásios Municipais – na Barreirinha, em São Martinho e Santo António – que promovem a actividade física, a saúde e o bem-estar, e o Centro Comunitário do Funchal, através da organização de actividades recreativas, de lazer e formativas.