Madeira

Aumento salarial de 4% na Hotelaria na Madeira ainda aquém do esperado pelo sindicato

Foto ASPRESS
Foto ASPRESS

Os trabalhadores do sector da Hotelaria vão ter um aumento salarial, em 2017, de 2,5% com os retroactivos a serem pagos desde o mês de Janeiro. Já em Janeiro de 2018 haverá novo aumento, desta feita de 1,5%. No total, há um aumento de 4%.

“É verdade que este não é o valor que nós gostaríamos de ter alcançado para aumentar os salários dos trabalhadores, porque este é um sector muito importante na economia da Região, tem aumentado a entrada de turistas, tem aumentado receitas e lucros e para os trabalhadores apenas tem aumentado os sacrifícios”, refere Adolfo Freitas, coordenador do Sindicato de Hotelaria da Madeira.

No entanto, o Sindicato admite que este foi o acordo possível, dado que existe um constrangimento no contrato da Hotelaria, por força da denúncia que a ACIF fez em relação ao mesmo em 2013.

A actualização salarial foi feita graças ao acordo entre a ACIF (Associação de Comércio e Indústria do Funchal) e o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Alimentação, Serviços e Similares da RAM que contou com a mediação da Direcção Regional do Trabalho e Acção Inspectiva.