Madeira

38 escolas da Região com Ambientes Inovadores de Aprendizagem

None

Actualmente, há 38 escolas da Região já envolvidas no projecto Cap3r (Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias de Robótica, Realidade Aumentada/ Virtual e Impressão 3D). O número foi avançado esta manhã por Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, na sessão de abertura do I Encontro “Ambientes Inovadores de Aprendizagem”, que decorre hoje na Escola da APEL.

Segundo referiu o governante, a Secretaria de Educação está a implementar e desenvolver mas escolas da Região o Plano Estratégico para a Inovação Educacional através de duas equipas específicas: a do Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas e aquela dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem. São estas duas equipas que têm procurado desenvolver 4 áreas distintas, nomeadamente os núcleos de Inovação Educacional, a Programação e Robótica Educacional, os Kits de realidade virtual e aumentada e os Ambientes Inovadores de Aprendizagem.

O encontro de hoje pretende ser um um espaço de reflexão, diálogo e trabalho destinado a todos os professores e demais profissionais de educação e ensino, tendo em conta sobretudo que “as aprendizagens inovadoras na educação são imprescindíveis para que as crianças e jovens que se encontram em processo de educação e formação se consciencializem e conheçam as diferentes abordagens e potencialidades proporcionadas pela inovação tecnológica.”

Jorge Carvalho acrescentou ainda que “as Tecnologias Educativas, a Programação e as Ciências da Computação, no enquadramento com os contextos educativos, são um suporte ao desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio lógico” e, nesse sentido, “as actividades realizadas e dinamizadas neste âmbito são um contributo para desenvolver a capacidade das crianças em resolverem problemas, para compreender como as tecnologias funcionam e preparar os alunos para uma sociedade futuramente tecnológica”.

O governantes destacou ainda que as escolas envolvidas nestes projectos, têm a possibilidade em requisitar um conjunto de equipamentos, incluindo 60 robôs. Relativamente à área da impressão 3D, existem na Região 6 escolas a realizar actividade e a Realidade Aumentada/Virtual está em fase de implementação com 2 escolas-piloto, com aquisição (neste mês de Janeiro) de 50 óculos.

No âmbito deste encontro serão dinamizados ao longo do dia de hoje, 12 workshops, sobretudo através da dinamização de diversas oficinas de trabalho, que visam fomentar o exercício de renovação de metodologias e de práticas enriquecedoras. Haverá ainda espaço para a divulgação de boas práticas pedagógicas, que contará com a presença de Rosa Luísa Gaspar, Embaixadora eTwinning na Região, e de Fábia Gomes, docente da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.