Testes serológicos a professores, alunos e funcionários da Universidade Nova

Lisboa /
22 Mai 2020 / 13:50 H.

A Universidade Nova vai começar a realizar testes serológicos a professores, investigadores, funcionários e alunos que frequentam aulas presenciais e nas suas residências universitárias, na próxima semana, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado, os testes serológicos para pesquisa de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19, “são gratuitos e voluntários” e vão ser efetuados em todas as faculdades da Nova, institutos, escola e reitoria da universidade.

Após a colheita de sangue, as amostras serão analisadas na Nova Medical School/Faculdade de Ciências Médicas (NMS/FCM).

Os testes serológicos foram desenhados no âmbito do Consórcio Serology4COVID, que junta o Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NMS|FCM, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Instituto de Medicina Molecular.

O objetivo do consórcio é o desenho de ensaios serológicos que permitam reconstruir o passado e identificar quem esteve infetado com o novo coronavírus e poderá ter ganho imunidade.

Segundo a universidade, esta iniciativa de testagem servirá para “garantir as melhores condições sanitárias e de segurança, tendo em vista o atual e o próximo ano académico (2020-21)”.