>
Coronavírus País

Lisboa antecipa subsídios a associações

A autarquia irá transferir “de imediato”, embora o habitual seja no mês de maio, “as primeiras tranches das verbas contratuais - cerca de 600 mil euros

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

A Câmara de Lisboa vai antecipar o pagamento de subsídios a associações e organismos que trabalham em diversas áreas sociais e assumir as despesas relativas a bens necessário para combater a pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

A autarquia irá transferir “de imediato”, embora o habitual seja no mês de maio, “as primeiras tranches das verbas contratuais - cerca de 600 mil euros - relativas a múltiplos projectos de associações e organismos que trabalham em Lisboa nas áreas dos sem-abrigo, deficiência, envelhecimento, apoio às famílias e à infância e saúde”, lê-se num comunicado enviado às redacções.

“Com esta transferência, é assegurada também a manutenção e reforço dos apoios destinados aos equipamentos e equipas de protecção à população sem abrigo”, acrescenta a mesma nota.

A Câmara de Lisboa, liderada por Fernando Medina (PS), deu também indicação, no âmbito dos apoios municipais e dos contratos-programa que tem com várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), para que estas entidades facturem “todos os bens necessários para o combate à epidemia do Covid-19”.

“Todas estas medidas têm em conta a emergência de saúde pública de âmbito internacional relativa à doença Covid-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde, no dia 11 de março de 2020, como uma pandemia, porque importa garantir que as entidades que trabalham na cidade ao nível do apoio aos cidadãos mais vulneráveis mantenham a sua capacidade de actuação”, refere ainda a autarquia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infectou mais de 231 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.350 morreram.

Em Portugal, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infecção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três, segundo a DGS.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 6.061 casos suspeitos até hoje, dos quais 488 aguardavam resultado laboratorial.

Fechar Menu